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Home Office: Como gerir os colaboradores de acordo com seu Perfil Comportamental

Home Office - como gerir os colaboradores

Com o afastamento social, muitas empresas tiveram que colocar seus trabalhadores em home office e isso gerou necessidade de adaptações nas práticas de Gestão de Pessoas.

Por sua vez, conforme o relatório OWL Labs (2019) State Of Remote Work, as pessoas que trabalham de modo remoto são mais felizes no trabalho.

Embora as empresas precisam de ter um cuidado especial ao gerenciar essas pessoas trabalhando home office para não cair a produtividade e outras medidas de desempenho.

Por isso, veja neste artigo, como gerir os colaboradores em home office de acordo com o seu perfil comportamental.

Como gerir os colaboradores em Home Office de acordo com seu Perfil Comportamental?

Vejamos sobre os tipos de perfis comportamentais, pois uma boa Gestão Comportamental se baseia em tais perfis.

Gerir os colaboradores em Home Office: os perfis comportamentais

De modo geral, os perfis comportamentais definem os resultados entregues em uma organização. Por isso, esse assunto tem sido tão estratégico de se abordar. De maneira geral, temos 4 Perfis Comportamentais:

    • Executor: São pessoas mais focadas em resultados. Os desafios estimulam a agir cada vez mais. Gostam de autonomia, independência, tem muita dominância. É autoconfiante e tem características de líder.
    • Comunicador: São extrovertidos, falantes, ativos. são relacionáveis e gostam de se conectar mais com as pessoas. Esse tipo de perfil tem facilidade com a comunicação, tem uma oralidade muito grande.
    • Planejador: São pessoas calmas, tranquilas, ponderados e autocontrolados. Preferem uma rotina mais previsível. são mais acolhedores, organizados e gostam de rotinas. Gostam de ajudar as pessoas, o grupo, a equipe.
    • Analista: Gostam de normas e regras estabelecidas. São muito inteligentes, são especialistas. Entregam tudo com muita qualidade.

Então, conhecer como cada um se comporta, ajuda a organização a traçar a melhores estratégias para gerenciar cada um de modo a ter os melhores resultados em home office.

Dicas de Como Gerir cada Perfil em Home Office

Hoje, com o avanço do trabalho em home office, faz-se necessário identificar o perfil comportamental de seus colaboradores e traçar ações para ter sempre um melhor desempenho do seu time. Já que as possibilidades de controle ou gestão já não são as mesmas.

Vejamos cada tipo de perfil e quais os principais cuidados para gerir cada um em home office.

Comunicador:

Ausência de contato pessoal com os colegas. Tem a tendência a se distrair mias, a dispersar. Tem a tendência a ser mais desorganizado. Tem a tendência e procrastinar mais as atividades.

Executor:

Tem a tendência a serem mais Workaholics. Podem não se preocupar com horários de almoço ou fim do expediente. Por ser focado até demais, tem a tendência a não se envolver tanto com o grupo.

 

Planejador:

Este perfil precisam de apoio, de incentivo. O papel do líder ou do RH, dar apoio, incentivo, acompanhar mais. Naturalmente é mais inseguro para tomar decisões, o apoio é importante para eles.

 

Analista:

Gastar mais tempo para realizar uma função até considerá-la feita, podendo não priorizar outras tarefas importantes. Tem a tendência a se isolar e não se envolver tanto com o grupo. Lembrando que, o perfil comportamental de cada pessoa, informa a respeito da facilidade ou dificuldade de se realizar algo. E não se gosta ou não gosta.

 

Como gerir os 4 Perfis Comportamentais

    • Comunicador: Crie conexões online e torne a comunicação eficiente através bons canais. Desenvolva uma rotina para o comunicador: ele dificilmente a seguirá, mas isso lhe servirá como guia. Fazer mais acompanhamento, para este profissional que esteja de Home Office. Tem a tendência a se motivar e logo se desmotiva.
    • Executor: É um perfil que não precisa cobrar tanto, ficar tanto em cima. Tem a tendência a se motivar e manter o foco, dar continuidade.
    • Planejador: Crie uma rotina clara, com o caminho para as entregas bem traçado e determine metas a curto e longo prazo. A realização de reuniões de resultados é também uma boa prática. Eles precisam sentir que o seu trabalho impacta o grupo.
    • Analista: Determinar um cronograma de atividades organizado por prioridade. Tome cuidado com horas extras! Manter uma rotina de reuniões de resultados, pois isto é importante para a motivação do analista.

Por fim, neste artigo de hoje, você viu como gerir os colaboradores em home office de acordo com seu perfil. Agora, sua Gestão de Pessoas ganhou nova abordagem.

São dicas simples e fáceis de implementar conforme o perfil comportamental identificado.

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