Gestão Comportamental Gestão Pessoal Perfil Comportamental Produtividade RH

Perfil Comportamental DISC: quais as melhores áreas profissionais de cada perfil

O perfil comportamental, por sinal, é útil principalmente nesse segundo ponto, portanto continue a leitura para poder identificar quais são as melhores áreas profissionais para você.

São inúmeras as vantagens que as empresas podem obter ao conhecer o perfil comportamental DISC de cada colaborador.

Mas os benefícios que cada pessoa obtém ao conhecer seu próprio perfil também são importantes e extremamente válidos, por isso nesse post abordaremos o assunto por este viés, considerando que você esteja buscando se conhecer melhor tanto pessoal quanto profissionalmente.

O perfil comportamental, por sinal, é útil principalmente nesse segundo ponto, portanto continue a leitura para poder identificar quais são as melhores áreas profissionais para você.

 

 

Relembre as características de cada Perfil Comportamental

Antes de conhecer as áreas profissionais que mais se adequam ao seu perfil, vamos relembrar algumas características dos perfis comportamentais existentes: 

 
Características do Perfil Comunicador:
    • Persuasivo;
    • Otimista;
    • Possui facilidade em se relacionar. 
 
Características do Perfil Planejador:
    • Estabilidade;
    • Detalhismo;
    • Possui ritmo consistente nas tarefas realizadas. 
 
Características do Perfil Executor:
    • Dominância;
    • Movido por Resultados;
    • Gosta de desafios e lida bem com eles.
 
Características do Perfil Analista:
    • Profundidade;
    • Atenção aos detalhes;
    • Precisão.

Lembrando que existem muitas outras características e comportamentos aparentes que ajudam a definir os perfis comportamentais, mas somente com essas citadas já é possível ter uma base de cada um deles.

Agora, confira no que diz respeito às áreas profissionais em si, considerando cada conjunto de características.

 

A área profissional que combina com cada Perfil Comportamental

Perfil Comunicador

Uma pessoa pertencente a esse perfil comportamental obviamente possui a comunicação como seu ponto forte, e por isso lida com facilidade com tarefas ligadas à administração, motivação, vendas, diplomacia e aconselhamento.

No que diz respeito à qual profissão seguir sendo um comunicador, você pode optar entre Orador, Vendedor, Palestrante, Jornalista, Publicitário entre muitas outras. O trabalho voluntário também é uma forte opção, trazendo satisfação em ajudar o próximo e enriquecendo o currículo, visto que é um perfil que gosta de pessoas.

 
Perfil Planejador:

Quem pertence ao perfil comportamental planejador possui afinidade com aconselhamento e diplomacia, lidando bem também com tarefas mais técnicas ou aquelas conhecidas como professorais. Dar aula, por sinal, é uma possibilidade de carreira, bem como atuar como Médico, Assistente Social ou Relações Públicas. Ah e claro, são excelentes Planejadores, podendo atuar com áreas de organização e planejamento.

No que diz respeito a áreas mais técnicas, as opções incluem se tornar um Analista de Sistemas, Matemático ou Engenheiro.

 
Perfil Executor:

Os Executores possuem dominância e competitividade em seu perfil, tendo facilidade em comandar, controlar e administrar. Advocacia, gestores, vendedores, posições de liderança são algumas áreas profissionais que combinam com esse perfil, bem como as seguintes profissões: Contabilista, Advogado, Gerente de Produção, Alto-secretário, entre outras.

 
Perfil Analista:

Um perfil mais analista costuma ser estrategista e especialista, mas também pode ser um excelente técnico e com boas habilidades de controle. Com base nisso, se esse é o seu perfil comportamental, busque seguir profissões e áreas que envolvam essas características, se tornando um Músico, Arquiteto, Designer Gráfico, Analistas de Marketing, TI ou mesmo Escritor, por exemplo.

Lembrem-se que aqui estamos apenas trazendo sugestões de áreas compatíveis com alguns perfis, entretanto, todos os perfis podem desenvolver competências e serem muito bem aproveitados em áreas que geralmente não seriam naturais para o perfil. Quanto mais afinidade você tiver com a profissão que você escolher, mais feliz e realizado você irá se sentir.

Portanto, na hora de começar a traçar sua carreira, é preciso muito autoconhecimento, agir com seriedade e não se basear somente em testes.

Faça a Formação de Analista Comportamental DISC, para se aprofundar ainda mais nessas questões, saber no que pode ajudar e em que você pode melhor se desenvolver. Caso você queira conhecer o seu Perfil DISC, está disponível a compra do relatório DISC Profiler em nosso site.

Agora que você conheceu algumas profissões que possuem grande destaque para os perfis comportamentais, aproveite para falar com nossa equipe e conheça nossas soluções em Gestão Comportamental para sua empresa.