Como Identificar Comportamentos Aparentes de cada Perfil Comportamental Profiler DISC.

Como Identificar Comportamentos Aparentes de cada Perfil Comportamental Profiler DISC.

A análise de perfil comportamental é de suma importância para empresas de qualquer segmento e qualquer porte; é aparentemente simples de ser feita.

Teoricamente, basta utilizar a ferramenta correta, como o software Profiler, para obter todas as informações necessárias para a sua gestão ou para um processo de recrutamento e seleção, certo? Errado! Sim, a utilização da ferramenta certa fará toda a diferença, mas se você não souber como trabalhar as informações que ela fornecer, de pouco adiantará.

Conhecer a fundo as funções dessa ferramenta e contar com o auxílio de seus criadores se torna essencial nesse contexto, principalmente no que diz respeito ao comportamento propriamente dito de cada colaborador. Afinal, o perfil comportamental visa descobrir justamente as tendências de comportamento de um indivíduo, por isso nesse post vamos te dar algumas dicas do que esperar de cada perfil, para que você sinta segurança ao utilizar o nosso ou qualquer outro software.

O comportamento ligado a cada perfil comportamental.

Cada perfil comportamental possui as características que o define.

O Comunicador, como o termo já sugere, tende a gostar mais de se comunicar.

O Executor está sempre aberto a desafios. O Analista não abre mão da organização e o Planejador, por fim, tende a ser mais estável.

Embora já digam algo a respeito de quem as possui, tais características dificilmente serão suficientes, por si só, para determinar como você deve agir em sua gestão ou o que deve esperar de seus colaboradores no que diz respeito ao comportamento em si.

Confira abaixo os comportamentos aparentes de cada perfil comportamental Profiler DISC para conhecer mais a fundo as pessoas que já estão em sua empresa ou pretendem trabalhar nela:

Perfil Comunicador ou Alta Influência.

No que diz respeito à sociabilidade, esse perfil comportamental é o mais completo. É praticamente impossível que ele não tenha um comportamento extremamente amigável e entusiasmado, prezando sempre pelas relações interpessoais.

Outro ponto forte do perfil Comunicador é o gosto por contar histórias para ilustrar o que for preciso, e não estranhe se notar muitos movimentos com as mãos: é muito comum.

Perfil Executor ou Alta Dominância.

O perfil Executor não apresentará as mesmas características voltadas para o relacionamento interpessoal, por exemplo, mas nem por isso deixará de contribuir significativa e positivamente para a empresa. Um colaborador com esse perfil terá um comportamento mais voltado para a ação e foco em resultados, sempre assumindo os riscos e se mostrando incansável até alcançar seu objetivo. Aliás, se preciso, irá interromper conversas e se fazer ouvir.

Perfil Analista ou Conformidade Alta.

Analista vem de análise, e é com base nessa palavra que se forma o comportamento de um colaborador desse perfil. Um colaborador analista estará sempre em busca de dados e informações que lhe possam ser úteis, sem deixar passar nenhum detalhe. É comum, inclusive, vê-lo tomando nota durante reuniões ou mesmo conversas rápidas. Seu foco também é a atenção e, ao contrário dos demais perfis, não costuma expressar sentimentos sem analisar também as consequências desse ato.

Perfil Planejador ou Estabilidade Alta.

O comportamento mais aparente do perfil comportamental Planejador é a calma e a moderação. Dificilmente você o verá sendo agressivo ou impaciente com algo, pois se trata de um tipo de pessoa gentil, relaxada e paciente. Trata-se de também de um ótimo ouvinte, porém, caso seja preciso implantar mudanças na sua rotina ou no seu ambiente te trabalho, não estranhe ao encontrar resistência.

Cada pessoa, bem como cada perfil comportamental Profiler DISC, irá apresentar comportamentos aparentes diferentes, o que não significa que não possam agregar, e muito, para qualquer equipe e empresa. Basta saber compreender as particularidades e necessidades de cada perfil e alinhá-los com as necessidades da própria empresa para que todos possam encontrar satisfação e motivação no trabalho desenvolvido no dia a dia.

Mais dicas sobre perfil comportamental sempre podem ser encontradas em nosso blog. Se houver alguma dúvida, não deixe de falar com a nossa equipe para que possamos te ajudar.

One Comment
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *