Gestão Comportamental Liderança Perfil Comportamental

Qual o melhor Perfil DISC?

No dia a dia, recebemos perguntas de pessoas que fizeram a Avaliação de Perfil Comportamental DISC e também dos nossos alunos no curso de Formação de Analista Comportamental DISC, querendo saber se o resultado do seu relatório é bom ou ruim.

Ou então, perguntas do tipo ‘Qual o Melhor Perfil DISC?’ E a resposta para essa pergunta é: DEPENDE!

A pergunta não deveria ser se ‘Existe o Melhor Perfil DISC?‘, mas sim ‘Qual o Melhor Perfil DISC para X Cargo?‘.

Sempre devemos pensar onde iremos aproveitar o Perfil do Avaliado. Um mesmo perfil, pode ser bom para uma área ou função e não ser para a outra.

Na Metodologia DISC, temos a presença de 4 padrões comportamentais diferentes e possíveis de serem observados, classificados entre D de Dominância, I de Influência, S para Estabilidade e o C para Conformidade. Vamos entender melhor cada um?

 

Onde encaixar cada Perfil?

Um Perfil D (Dominância), pode ser muito bom em posições de liderança, onde se exige mais pulso firme, orientação para desafios e resultados, já numa posição mais analítica, certamente teria mais dificuldades com rotina.

De outra forma, poderíamos ter o Perfil C (Conformidade) se desempenhando muito bem em funções analíticas e com grandes dificuldades em posições de liderança que se exige mais dominância.

Um outro exemplo, seria o Perfil I (Influência), que se desempenharia muito bem em áreas de relacionamento com pessoas e teria muita dificuldade em áreas que fosse exigido, apenas atividades rotineiras e administrativas, sem contato com pessoas. 

Um Perfil S (eStabilidade) poderia ter muita facilidade em áreas de Planejamento e Processos, mas muita dificuldades em áreas onde não se tem uma rotina pré-estabelecida e que ocorra constante mudanças.

O mais correto, sempre é a empresa elaborar um plano de Engenharia de Cargos, onde para cada cargo e função, seja definido quais as competências comportamentais mais adequadas aquela função. Logo, cria-se um padrão e um critério de avaliação, permitindo analisar o Perfil Comportamental dos candidatos e avaliados e analisar o nível de adequação.

Aliás, esse é um dos principais objetivos para o uso de uma ferramenta de Assessment, como as ferramentas DISC dentro do contexto empresarial.

É justamente para avaliar a aderência de determinado candidato ou avaliado a determinada função, ou então, avaliar como o avaliado se encontra no atual momento profissional, avaliar desempenho ou motivação, etc.

 

Qual ferramenta de Assessment utilizar?

Na Gescon, trabalhamos com a ferramenta Profiler DISC, uma ferramenta avaliada e certificada por grandes universidades brasileiras (USP e UFMG), que atestaram o seu nível de assertividade ser superior à 97% na nossa cultura nacional, além de possuir relatórios para atender diversas demandas empresariais como Liderança, Processos de Coaching, Análise Comportamental, etc.

No Profiler, temos a presença dos termos Executor para o D ‘Dominância’, Comunicador para o I ‘Influência’, Planejador para o S ‘eStabilidade’ e Analista para o C ‘Conformidade”. 

Nosso conselho mais importante é: Certifique-se de utilizar ferramentas DISC certificadas por instituições sérias, pois caso contrário, você pode ter em mãos um relatório que pode te induzir ao erro, por conta da baixa assertividade ou mesmo confiabilidade.

Quer conhecer mais sobre nossos serviços e o software Profiler, que pode ser utilizado em todos os departamentos de sua empresa, fale com nossos consultores  e saiba mais detalhes.

Comments (2)

  1. Fabrício
    11/03/2020

    Qual o melhor valor para vender a análise para meus alunos ? 

    • admin
      24/03/2020

      Olá, Fabrício
      Segue telefone da Gescon Treinamentos 11 2628-9424, fale com um dos nossos consultores.

Comments are closed.