Qual o melhor Perfil DISC?

Qual o melhor Perfil DISC?

No dia a dia, recebemos perguntas de pessoas que fizeram a Avaliação de perfil Comportamental DISC e também dos nossos alunos no curso de Formação de Analista Comportamental, querendo saber se o resultado do seu relatório é bom ou ruim.

Ou então, algumas perguntas são para entender, qual o melhor Perfil DISC? A resposta para essa pergunta é: DEPENDE!

Não existe o melhor Perfil DISC, e sim o melhor Perfil DISC para o que? Sempre devemos pensar onde iremos alocar e aproveitar o perfil do avaliado. Um mesmo perfil, pode ser bom para uma área ou função e não ser para a outra.

Na Metodologia DISC, temos a presença de 4 padrões de comportamentos diferentes, possíveis de serem observados, classificados entre D de dominância, I de Influência, S para Estabilidade e C para Conformidade. 

Um Perfil D (dominância), pode ser muito bom em posições de liderança, onde se exige mais pulso firme, orientação para desafios e resultados, já numa posição mais analítica, certamente teria mais dificuldades com rotina.

De outra forma, poderíamos ter o Perfil C (Conformidade) se desempenhando muito bem em funções analíticas e com grandes dificuldades em posições de liderança que se exige mais dominância.

Um outro exemplo, seria o Perfil I (Influência), que se desempenharia muito bem em áreas de relacionamento com pessoas e teria muita dificuldade em áreas que fosse exigido, apenas atividades rotineiras e administrativas, sem contato com pessoas.

Um Perfil S (Estabilidade) poderia ter muita facilidade em áreas de Planejamento e processos e muita dificuldades em áreas onde não se tem uma rotina pré-estabelecida e há constante mudanças.

O mais correto, sempre é a empresa elaborar um plano de Engenharia de cargos, onde para cada cargo e função, seja definido quais as competências comportamentais mais adequadas aquela função. Logo, cria-se um padrão e um critério de avaliação, permitindo analisar o Perfil Comportamental dos candidatos e avaliados e analisar o nível de adequação. 

Aliás, esse é um dos principais objetivos que aplicamos uma ferramenta de Assessment, como as ferramentas DISC dentro do contexto empresarial.

É justamente para avaliar a aderência de determinado candidato ou avaliado a determinada função, ou então, avaliar como o avaliado se encontra no atual momento profissional, avaliar desempenho ou motivação, etc.

Na Gescon, trabalhamos com a ferramenta Profiler DISC. Na nossa avaliação, depois de conhecer outras ferramentas DISC, é a melhor ferramenta para ser utilizada por empresas e profissionais brasileiras.

Dizemos isso, pois é uma ferramenta avaliada e certificada por grandes universidades brasileiras (USP e UFMG), atestando o seu nível de assertividade que é superior a 97% na nossa cultura nacional, além de possuir relatórios para atender diversas demandas empresariais como Liderança, Processos de Coaching, Análise Comportamental, etc. A um preço muito justo e sem oscilações de Dólar.      

No Profiler, temos a presença dos termos Executor para o D Dominância do Disc, Comunicador para o I (Influência), Planejador para o S (Estabilidade) e Analista para o C (Conformidade).

Nosso conselho mais importante é: Certifique-se de utilizar ferramentas DISC certificadas por instituições sérias, pois caso contrário, você pode ter em mãos um relatório que pode te induzir ao erro, por conta da baixa assertividade ou mesmo confiabilidade. 

Enfim, esperamos ter respondido a sua pergunta inicial e se gostou, aproveite para compartilhar com os amigos. 

2 Comments

    Qual o melhor valor para vender a análise para meus alunos ? 

      Olá, Fabrício
      Segue telefone da Gescon Treinamentos 2628-9424, fale com um dos nossos consultores.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *