Gestão Comportamental Gestão Pessoal Liderança Perfil Comportamental Produtividade RH

Análise Comportamental: quais os benefícios para o RH?

A Análise Comportamental, quando bem feita através da ferramenta correta, é a responsável por revelar a qual Perfil Comportamental uma pessoa pertence. Para o analisado, o grande benefício colhido é o autoconhecimento, mas, se tratando de um contexto corporativo, no qual a empresa viu a necessidade dessa análise, qual seria o benefício para o RH? Ocorre que esse departamento não encontra somente um, mas vários grandes benefícios ao utilizar a Análise Comportamental com seus colaboradores. E abaixo você conhecerá 5 deles.

Benefícios da Análise Comportamental para o seu RH

Mellhora nos Processos de Recrutamento e Seleção

Já falamos bastante a respeito desse assunto aqui, justamente por esse ser o principal benefício que a Análise Comportamental oferece. Com ela, sua empresa consegue colocar a pessoa certa no lugar certo. Ou seja: contrata candidatos ou realoca colaboradores para vagas que de fato tenham a ver com seus perfis, e isso faz uma enorme diferença nos resultados, mesmo em curto prazo. 

Diminuição do Turnover

Por estarem na vaga certa, de acordo com seus Perfis Comportamentais, os colaboradores se tornarão menos propensos a pedir demissão. Eles estarão muito mais motivados e produtivos, o que também evita que a empresa queira mandá-los embora por gerarem pouco resultado.

Facilidade no Gerenciamento de Conflitos

Sendo feita a Análise Comportamental de todos os colaboradores, se torna muito mais fácil conseguir criar um bom ambiente de trabalho para todos. As equipes, por sua vez, poderão ser remanejadas, com membros que “conversem melhor entre si”. E tudo isso, somado, contribui para que ocorra a diminuição dos conflitos.

Maior Desenvolvimento e Retenção de Talentos

Investir em treinamentos de fato é uma ótima forma de desenvolver e reter talentos, porém isso precisa ser feito da forma correta: focando no Perfil Comportamental de cada colaborador! Ao revelar esse perfil, a Análise Comportamental permite que seu RH opte por treinamentos que de fato trabalhem o que cada colaborador tem de melhor, ao invés de buscar criar em cada um deles habilidades que vão contra os seus perfis. Uma vez sentindo que de fato estão crescendo de alguma forma, esses colaboradores dificilmente sentirão vontade de sair: e aí entra a retenção de talentos, tão difícil de trabalhar quando a empresa não investe na Gestão Comportamental.

Redução dos Custos

Por fim, com todos os processos ajustados a partir da Análise Comportamental, tem-se também a redução dos custos. Afinal, uma vez colocando a pessoa certa no lugar certo e retendo seus talentos da forma correta, gera-se uma grande economia em relação a novas contratações, custos ligados à demissão e até mesmo treinamentos que não geram o resultado esperado.

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios da Análise Comportamental para o RH da sua empresa. Além disso, caso queira dar o próximo passo e se tornar um Analista Comportamental, responsável por aplicar essa análise e interpretá-la corretamente, confira aqui um pouco sobre a formação que deve ter e como agregá-la ao seu currículo. Aproveite e converse com a nossa equipe de especialistas e conheça a melhor ferramenta DISC para aplicar Avaliações Comportamentais, o Profiler DISC.