Comportamento Corporativo Equipes Alta Performance Gestão Comportamental

Habilidades Comportamentais: conheça as que ganharam mais destaque na pandemia

As habilidades comportamentais são, resumidamente as características que dizem respeito à personalidade de um indivíduo. Elas que tornam cada pessoa única e, também por isso, são cada vez mais valorizadas no meio corporativo e até mesmo fora dele.

Tamanha é sua importância, que já se tornaram comuns as pesquisas sobre o assunto, principalmente aquelas voltadas a identificar quais são as habilidades comportamentais mais valorizadas em determinado período.

Um exemplo claro nesse sentido é a pesquisa realizada pela companhia Robert Half, a fim de descobrir qual habilidade passou a ser mais valorizada pelas empresas por conta da pandemia.

Descubra mais no próximo tópico.

As habilidades comportamentais mais valorizadas

Antes de mais nada, vamos lembrar que, no “senso comum”, não é difícil imaginarmos quais são as habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas.

Todos sabemos, por exemplo, que qualquer empregador dá valor aos colaboradores que sabem trabalhar em equipe e sejam criativos. Porém esse cenário pode mudar em alguns momentos, e é isso que mostra a pesquisa da Robert Half, cujo resultado foi divulgado pelo Estadão no mês de julho (2020).

Veja, abaixo, a lista das habilidades que são buscadas agora, por conta da pandemia:

  • Adaptabilidade;
  • Resiliência;
  • Flexibilidade;
  • Colaboração;
  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Empatia.

Todas essas habilidades, mencionadas em ordem de importância, refletem muito do momento atual, no qual o home office e a necessidade de readequação em vários sentidos se fizeram necessários. Porém também representam muito do que podemos esperar no “novo normal”.

Não existe necessariamente a obrigatoriedade de sua empresa adotar a lista acima nas contratações. Mas você já pensou que quanto mais essas habilidades estiverem desenvolvidas em seus colaboradores, melhores serão seus resultados, independente do cenário enfrentado?

Nesse sentido, a melhor solução é adotar a Análise de Perfil Comportamental e suas ferramentas, especificamente a Roda de Competências, como sua aliada.

Como visualizar as habilidades comportamentais

Ocorre que para visualizar de forma efetiva as habilidades comportamentais de seus colaboradores é preciso ir muito além de simplesmente observá-los.

É preciso utilizar ferramentas específicas, como a mencionada acima, para de fato conhecer o perfil comportamental de cada indivíduo, descobrindo quais habilidades precisam ser desenvolvidas. E é aí que entra o Profiler.

O Profiler é um software de última geração para identificação de Perfil Comportamental DISC. Foi desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados internacionalmente, apresenta índice de assertividade superior a 97%, e possui certificação pela USP, UFMG, e pelos maiores e mais respeitados institutos de Ciência, tecnologia e pesquisa do Brasil.

Apresenta relatórios personalizados e automatizados, através dos quais é possível fazer análises e acompanhar o desenvolvimento dos profissionais. É um exemplo de ferramenta que pode ser utilizada pelo RH e por gestores que tenham interesse de conhecer a fundo o comportamento dos colaboradores, contribuindo positivamente para os resultados das empresas e das organizações.

A Roda de Competências do Profiler DISC tem como objetivo entender o contexto do profissional, determinar a necessidade e o desenvolvimento das habilidades e competências e traçar planos de ação para o desenvolvimento das habilidades e competências que foram elencadas.

Veja a relação de Competências inclusa no Mapeamento Comportamental Profiler DISC:

Sabemos que o sucesso de uma empresa, bem como o sucesso de uma equipe, depende do desenvolvimento, retenção e engajamento de talentos. E é por isso que o uso da ferramenta correta se faz tão importante

Conheça mais sobre as Avaliações Comportamentais e o uso do Profiler

Se ficar com qualquer dúvida sobre a Análise de Perfil Comportamental ou sobre o uso da ferramenta em si, não deixe de falar com a gente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *