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O Estilo de Liderança de cada Perfil Comportamental

A análise de perfil comportamental é uma das melhores aliadas das empresas nos processos de recrutamento e seleção, promoções, transferências e treinamentos entre outros processos.

Com o Perfil Comportamental, é possível analisar as pessoas e profissionais em situações práticas do dia a dia, identificando o tipo de comportamento ao qual ele mais se encaixa.

O que muitos contratantes, incluindo você, podem não saber, é que cada perfil possui também um tipo de liderança, ou seja, a imagem de um líder extremamente ativo e/ou autoritário nem sempre condiz com a realidade, considerando que cada pessoa pode esconder um líder dentro de si.

No post de hoje vamos te explicar como é o Estilo de Liderança de cada perfil comportamental.

 

 

Relembre algumas características de cada Perfil Comportamental

Antes de te explicar mais sobre como cada perfil comportamental age em posições de liderança, vamos relembrar algumas características dos perfis comportamentais existentes: 

 

Características do Perfil Comunicador:
    • Persuasivo.
    • Otimista.
    • Possui facilidade em se relacionar.

 

Características do Perfil Planejador:
    • Estabilidade.
    • Detalhismo.
    • Possui ritmo consistente nas tarefas realizadas.

 

Características do Perfil Executor:
    • Dominância.
    • Movido por Resultados.
    • Gosta de desafios e lida bem com eles.

 

Características do Perfil Analista:
    • Profundidade.
    • Atenção aos detalhes.
    • Precisão.

A análise de perfil comportamental oferece um mapeamento dos profissionais para colocá-los nas áreas mais adequadas e utilizar o seu potencial diante das expectativas do mercado de trabalho.

Como já mencionado, ele pode ser utilizado em diversas situações, principalmente na escolha mais assertiva de líderes.

 

 

As Definições e Particularidades de cada Perfil

As definições e particularidades de cada estilo de liderança e saiba como aproveitar melhor cada perfil:

O Líder  ‘Comunicador’:

É um líder que gosta de interagir e se comunicar abertamente, se preocupando com o que seus colaboradores têm a dizer. Ele consegue reconhecer os problemas facilmente e se esforça para resolvê-los.

Tem grande facilidade em ser agregador, aglutinando pessoas em torno de uma ideia ou projeto. Persuasão e influência são suas grandes armas, utiliza sua capacidade de comunicação para isso, e não tem receio em atrair a atenção para si.

O Comunicador mergulha em oportunidades novas e empolgantes sem avaliar possíveis aspectos negativos da decisão. Em vez de se basear em análises, ele muitas vezes toma decisões com base em sua experiência pessoal ou nas experiências daqueles em quem confia.

 

O Líder  ‘Executor’:

Tem um estilo que reúne força, foco, determinação, praticidade e ação. Puxa a responsabilidade para si e assume riscos. Sempre voltado para os resultados, tem voz de comando e alto nível de exigência com sua equipe.

Seu foco principal ao tomar decisões é escolher a opção que vai lhe dar resultados rápidos e satisfatórios. Tende a ignorar a opinião de outros e ser racional, objetivo e imparcial. Quando a decisão está tomada se apega a elas mesmo que isso o leve a situações difíceis.

 

O Líder ‘Planejador’:

Costuma ser bastante organizado e afável por natureza. Age com bastante consciência e tato, mesmo quando discute os assuntos mais sensíveis. Ele lidera pelo exemplo e não por exercer autoridade.

A liderança não é a função mais confortável para ele, então, se está em uma posição de liderança em sua organização, é resultado de seu esforço e dedicação, e não de seu desejo de poder. O Planejador raramente toma uma decisão sem cuidado, deliberação e discussão. Ele não corre risco, e cada decisão que toma se baseia em seus valores já existentes.

Mesmo quando assume total responsabilidade por uma decisão, ele gosta de colher as opiniões de outros e levar em consideração.

 

O Líder  ‘Analista’:

Entre os pontos fortes do Analista, está a habilidade para criar soluções realistas para problemas difíceis e julgar os outros por sua capacidade lógica e analítica. Ele dá muita importância à competência e quer ser visto como especialista em sua área.

Rotina e estrutura são importantes e fazem parte de seu estilo. Não espera elogios e pode deixar de reconhecer sua equipe.  Ao tomar decisões, o analista usa uma abordagem objetiva, lógica e previsível. Acredita que aspectos emocionais não são importantes para grandes decisões e se concentra nos fatos.

 

Mas afinal, existe ‘o Perfil Ideal’ de Líder?

A liderança ideal é aquela que tem as características adequadas na medida certa. A aplicação da análise de perfil comportamental não visa determinar qual tipo de liderança é melhor que o outro, mas sim identificar o mais adequado aos interesses da empresa, e independentemente do perfil comportamental, um líder precisa ser cativante, compreensivo e saber incentivar os seus liderados para conquistar o engajamento e a motivação da sua equipe.

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