Gestão Comportamental Gestão Pessoal Perfil Comportamental RH

Como Diminuir a Rotatividade dos Colaboradores utilizando o DISC

Diminua a Rotatividade na sua empresa com o DISC

Você já parou para pensar nos maiores problemas que sua empresa enfrenta? Para muitos gestores a resposta para essa pergunta pode estar atrelada à questão financeira, à baixa produtividade e falta de motivação por parte dos colaboradores ou a um único fator, do qual podem resultar esses e outros pontos: a alta rotatividade.

Esse não deixa de ser um problema sério, capaz de afetar todo o processo empresarial, afinal compromete tempo, desempenho e dinheiro. Para diminuí-lo e até mesmo evitá-lo, não há segredo: é preciso apostar em medidas que tornem a empresa mais atrativa e, principalmente, utilizar o mapeamento de Perfil Comportamental de cada colaborador como aliado, através da Metodologia DISC.

Abaixo explicaremos um pouco mais sobre ela e por que é tão importante para reduzir a rotatividade dos colaboradores.

Melhore a Gestão da Equipe com o Profiler DISC

 

O que é a Metodologia DISC?

Podemos explicar o que é DISC de forma rápida e simples: Ela parte do princípio de que todo e qualquer indivíduo pode alcançar o sucesso, seja pessoal ou profissional, desde que as atividades que desempenhe estejam alinhadas ao seu perfil, ou seja, não existem pessoas incapazes ou improdutivas, mas sim pessoas que estão desempenhando funções que não combinam com sua personalidade.

A Metodologia DISC busca identificar os traços comportamentais, ou dizendo de forma mais certeira o perfil comportamental, de modo a identificar também como cada tipo de talento pode ser melhor aproveitado pela empresa.

São caracterizados por quatro padrões comportamentais diferentes e possíveis de serem observados, classificados entre D de DominânciaI de InfluênciaS para Estabilidade e o C para Conformidade.

A partir desses quatro pontos é possível avaliar características específicas de um indivíduo, guiando-o rumo ao autoconhecimento e à empresa em direção a decisões mais assertivas.

 

Fatores que contribuem para a alta Rotatividade

Muitos fatores podem contribuir para que haja alta rotatividade em sua empresa:

    • Seus colaboradores podem receber propostas mais atraentes da concorrência;
    • Podem estar desanimados com o plano de carreira apresentado, isso se houver um;
    • Podem perceber que as atividades que desempenham não são o que esperavam;
    • Podem se sentir desmotivados em relação aos benefícios oferecidos.

O resultado quando há uma dessas questões acima é um só: um pedido de demissão que pode ocorrer antes mesmo dos seis meses de casa, deixando a empresa “na mão” e responsável por contratar às pressas outra pessoa.

Porém, se durante o próprio processo seletivo já é possível utilizar a metodologia DISC e o perfil comportamental do candidato como forma de determinar se ele é adequado à vaga, após a contratação também é possível lançar mão da mesma técnica para reter seus talentos.

 

Utilizando a Metodologia DISC na Retenção de Talentos

Ao ser aplicado num processo seletivo, o DISC tem como papel mostrar ao contratante se o candidato de fato condiz com a vaga oferecida e as respectivas atividades a ela atreladas, podendo de fato contribuir produtivamente. Já após a contratação, se torna o principal aliado da empresa para diminuir a rotatividade, uma vez que lança mão da detecção e estudo das características de cada colaborador a fim de identificar se as atividades desempenhadas combinam com cada perfil.

O inventário DISC é utilizado por empresas em todo o mundo e por si só é uma ferramenta poderosa, mas para auxiliar ainda mais as empresas brasileiras existem outras ferramentas, como o Profiler, que se baseia na metodologia DISC para criar soluções ainda mais estratégicas para gestão de pessoas.

Com +97,7% de assertividade, o software entrega aos gestores mais de 50 informações do perfil comportamental do colaborador em menos de 7 minutos, otimizando o tempo aplicado na tarefa de buscar entender o que leva à demissão, e como é possível diminuir a rotatividade com estratégias simples, como alterando as atividades do colaborador em questão, de modo a deixá-lo mais motivado e engajado com seu trabalho.

 

Dicas complementares ao DISC

Além de utilizar a metodologia para o estudo de perfil comportamental de cada colaborador, se certificando de que cada indivíduo ocupará um cargo que realmente combine com ele, diminuindo o nível de rotatividade, sua empresa deve também pensar em formas de manter os colaboradores motivados. Essa tarefa é ainda mais simples, pois se baseia basicamente na criação de benefícios e incentivos.

Alguns exemplos são:

    • Plano de saúde e benefícios: Um dos pontos mais avaliados pelos candidatos a uma vaga são os benefícios oferecidos pela empresa, incluindo Vale Transporte, Vale Refeição e, principalmente, plano de saúde. Este pode ou não ser oferecido junto a um plano odontológico.
    • Plano de carreira: Utilizar a metodologia DISC como forma de alocar cada colaborador em uma função que combine com ele é a forma mais inteligente de evitar pedidos de demissão, porém lembre-se que dificilmente alguém entra em uma empresa esperando ficar por anos na mesma função. Analise junto aos departamentos responsáveis a possibilidade de oferecer um plano de carreira e, assim, incentivar o crescimento profissional de todos.
    • Ambiente de trabalho: Um ambiente de trabalho agradável também faz com que todos sintam vontade de ir trabalhar todos os dias, não sendo à toa que empresas no mundo todo apostam em sala de jogos e áreas de descanso, por exemplo. Nem todas as empresas, porém, possuem área suficiente para criar um ambiente inovador, mas sem dúvidas sempre é possível pensar em maneiras criativas de fazer os colaboradores se sentirem casa.

Diminuir a rotatividade em sua empresa é mais simples do que parece, não é mesmo? E se a metodologia DISC ainda não faz parte da sua gestão, nós podemos te ajudar. Pois trabalhamos no resultado, sem perder o foco nas pessoas.

Fale agora com a nossa equipe de consultores e entenda mais sobre o assunto e conhecer mais sobre o software que irá revolucionar a forma de cuidar de cada colaborador. Os resultados assertivos dessa ferramenta já foram colhidos por mais de 2.000 empresas e gestores, e agora chegou a vez da sua empresa conferi-los de perto.