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Autoestima x Produtividade: Quais suas Relações no Trabalho?

Trabalhar diariamente nas empresas exige da gente uma boa saúde emocional. O equilíbrio de nossas emoções está intrinsecamente relacionado ao alcance de bons resultados numa empresa.

Você que é líder de Gestão de Pessoas, como vem lidando com essas questões? Como sua empresa investe em qualidade de vida no trabalho? Vamos ver mais desse assunto?

 

O que é Autoestima? 

A autoestima, segundo a Psicologia, trata-se de uma se sensação ou sentimento de valor que uma pessoa tem de si mesmo.

Abraham Maslow, estudioso do comportamento humano, trata essa necessidade humana em sua Pirâmide, ao estudar a teoria da motivação humana.

Assim, quanto uma pessoa tem autoestima elevada, isso se traduz em melhores resultados em sua vida pessoal e profissional, pois ela se sente bem e segura onde estiver e em pleno potencial para realizações.

 

Quais as Consequências da Baixa Autoestima?

A baixa autoestima está ligada a um momento da vida de uma pessoa, o que inclui sua história, experiências e percepções ao longo dela.

Entre os sintomas de baixa autoestima, estão:

    • Necessidade de aprovação alheia e reconhecimento externo;
    • Procrastinação e preguiça para realizar atividades simples;
    • Dificuldade de concentração;
    • Sentimentos de vitimização;
    • Reclamações constantes das demandas destinadas à pessoa;
    • Dificuldade em reconhecer suas vitórias e conquistas;
    • Pessimismo diário.

Esses sintomas, se não trabalhados, têm um efeito muito ruim para o profissional e empresa onde trabalha, bem como para sua vida pessoal. Sua rotina de trabalho é afetada negativamente, pois ele deixa de ser produtivo e seu desempenho cai de modo significativo.

 

Autoestima x Produtividade: Quais suas Relações no Trabalho?

A autoestima e produtividade tem um impacto na empresa como um todo. Se elevada, a autoestima de um colaborador mostra que ele é capaz de realizar mais atividades e/ou tarefas, sem muita cobrança, e isso contribui para a conquista de melhores resultados.

Enquanto isso, profissionais que não têm essa autoconfiança, não reconhecem seus valores e capacidades e acabam afetando negativamente outras pessoas no ambiente de trabalho.

Por isso, o gestor deve se atentar para essa relação e inserir na empresa determinadas políticas de promoção do bem-estar social e ações para maior qualidade de vida no trabalho.

Desse modo, a empresa pode, cada vez mais, manter sua equipe satisfeita, com maior produtividade e engajamento do pessoal com a estratégia do negócio.

 

Índice de Aproveitamento do Colaborador

O índice de aproveitamento (IA) é um indicador presente no relatório gerado através da análise comportamental de um colaborador e mostra se o profissional está subaproveitado nas atividades da empresa onde trabalha, ou seja, o quanto ele acha que suas habilidades estão sendo utilizadas.

É importante lembrar que, caso o indicador esteja baixo, é sinal de que o funcionário está desmotivado ou se sentindo desaproveitado. Por isso é importante estar atento a esse fator, pois pode gerar queda na produtividade e engajamento, trazendo prejuízos para a organização.

Quer saber mais sobre análise comportamental? Fale com a nossa equipe de consultores e conheça a ferramenta utilizada pela Gescon para mapear o perfil dos avaliados e ter acesso aos indicadores de cada um.