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Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas: Conheça Mais!

A gestão estratégica de pessoas é uma área do setor de Recursos Humanos e Liderança. Trata-se de um tipo de gestão usada para definir ações para o desenvolvimento dos colaboradores, dentre outros fatores.

Esse tipo de Gestão busca melhorar os resultados das organizações, pois, ao estudarmos o tema mais a fundo, notamos que a qualidade da Liderança (estilo do líder) e a gestão estratégica de pessoas impactam no crescimento e desenvolvimento da empresa. 

Afinal, quais seriam as características de um bom líder? Vejamos.

 

 

Características de um Bom Líder

Um bom líder deve gostar de lidar com pessoas e de acompanhar o comportamento profissional dos seus colaboradores.

Além disso, tem o papel de melhorar o posicionamento da empresa no mercado, o que acontece através das competências e habilidades dos colaboradores.

Dentre as características de um bom líder, temos:

  • Missão de envolver e direcionar os colaboradores para alcançar os objetivos da empresa;
  • É uma pessoa disponível e acessível no sentido de dialogar com o time para encontrar novas ideias e soluções;
  • Sabe identificar talentos e colocar cada pessoa em cargos ou posições adequadas;
  • Excelente Comunicador e busca difundir a visão do negócio, as estratégias; Além disso, ele busca um maior engajamento dos colaboradores;
  • Sabe identificar os pontos de melhoria nas pessoas, bem como os pontos fortes de cada um;
  • Ele sabe das competências de cada um, bem como usá-las para melhorar o desempenho de cada um no cargo.

 

Qual o papel do Líder na Gestão Estratégica de Pessoas?

Na gestão estratégica de pessoas, o líder tem alguns papéis essenciais para o desenvolvimento do pessoal, no sentido que os colaboradores estejam mais preparados e alinhados à estratégia e à cultura da empresa. Sendo assim, o papel do líder é importante e decisivo na busca por realizar a estratégia.

Os melhores líderes assumem um papel ativo e proativo na condução dos colaboradores para executar a estratégia da melhor forma. Eles são os arquitetos da estrutura necessária para se atingir os objetivos do negócio. Eles levam suas visões e buscam e ajustam ideias de modo a influenciar o comportamento das pessoas rumo à busca por melhores resultados.

Para Déborah Monteiro, coordenadora de Recursos Humanos, o papel da liderança na condução estratégica requer foco na gestão de pessoas, alocação de competências e outros recursos para resolver problemas e buscar o progresso da empresa.

 

Erros comuns de um Líder na Gestão de Pessoas

No âmbito da gestão de pessoas, geralmente, o líder comete alguns erros, embora se você é um líder, ou gestor de pessoas, sabe quais são os principais:

 
1 – Falta de Planejamento

Planejar cada etapa numa empresa ou cada processo é necessário para não gerar desperdícios de recursos e investimento, e muitos líderes ainda não planejam o que fazer, como e quando fazer, por exemplo.

Em primeiro lugar, o líder junto com sua equipe, devem diagnosticar as necessidades da organização e identificar como o time pode contribuir para planejar e executar cada ação necessária para otimizar o desempenho da empresa.

 
2 – Falha na Comunicação

Quando há falhas na comunicação, ou o líder não sabe se expressar corretamente, as informações são transmitidas de forma errônea aos profissionais, o que pode gerar erros, conflitos no trabalho, baixa produtividade etc.

Então, o líder deve estabelecer uma comunicação clara e objetiva com seu time.

 
3 – Negligência no Treinamento

Muitos líderes falham por não planejar treinamentos para seus colaboradores. Sabemos que a melhoria contínua do negócio necessita que os colaboradores tenham um alinhamento com as estratégias da empresa.

Então, o líder deve saber identificar as necessidades de treinamento e pedir ajuda na elaboração de um programa de capacitação para seu time, no sentido de executar a estratégia da empresa da melhor forma.

O setor de gestão de pessoas é uma área chave, pois é ela que gerencia e direciona as pessoas para desempenharem ou realizarem os processos do negócio, em geral.

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