Comportamento Corporativo Gestão Comportamental Gestão Pessoal Liderança Perfil Comportamental

Reskilling e Upskilling: o que é e como aplicar os conceitos

Você já ouviu falar sobre Reskilling e Upskilling?

Cada vez mais os processos de recrutamento e seleção levam em consideração as especializações em diferentes áreas dos profissionais. Com isso, vem o surgimento dos conceitos ‘Reskilling e Upskilling’ que são correlacionados e irão facilitar o dia a dia dos profissionais de RH que lutam diariamente contra o turnover nas empresas.

No nosso artigo de hoje vamos te explicar o que significa Reskilling e Upskilling e como eles podem ser aplicados dentro das organizações visando trazer maior produtividade e excelentes resultados para a equipe.

No nosso artigo hoje vamos te explicar mais sobre esses novos conceitos e te passar dicas práticas de como inserir na sua empresa e na carreira profissional da sua equipe.

 

O que é Reskilling?

Em tradução livre, Reskilling significa ‘requalificação’. Ou seja, é a capacidade que o profissional tem de se adaptar e aprender novas habilidades para uma requalificação no mercado de trabalho.

O Reskilling acontece justamente quando um profissional busca aprender novas habilidades para se requalificar no mercado de trabalho ou quando a empresa identifica que é possível desenvolver talentos internos para essas novas funções a partir de treinamentos.

Um estudo feito pela McKinsey Global Institute reuniu dados de aproximadamente 375 milhões de profissionais, e concluiu que, de nove em cada dez gestores alegam que já sofrem com a escassez de habilidades em algumas profissões. E cerca de 87% das empresas não possuem o talento que precisarão para o futuro.

 

O que é Upskilling?

Em tradução livre, Upskilling significa ‘aprimoramento’. Ou seja, se diz respeito ao desenvolvimento das capacidades que o empregado já apresenta.

Quando o funcionário já possui certo domínio, por exemplo, a empresa investe no aprimoramento do empregado busca, assim, agregar valor à própria instituição em que ele já presta serviços.

Pois afinal, investir para que um colaborador acelere sua formação em uma competência desejada na empresa, ambos saem ganhando: a empresa com o engajamento e o preenchimento de uma vaga desejada e os colaboradores ganham com a oportunidade de crescimento e aproveitamento de suas competências.

 

Mas como aplicar os conceitos na minha equipe?

Enquanto Reskilling é a técnica aplicada de forma a desenvolver habilidades em outras áreas diversas àquela de atuação do colaborador, a Upskilling é baseada em aprofundar os conhecimentos e habilidades do colaborador. Possibilitando assim que o mesmo aprenda mais sobre seu ofício, sendo que a sabedoria adquirida é reaplicada na empresa investidora.

O profissional de recursos humanos precisa desenvolver, junto com os gestores e responsáveis dos departamentos e equipes, um planejamento estratégico para identificar os as pontos fortes e os pontos de melhorias da equipe para decidir se existe necessidade de recrutar novos talentos ou buscar internamente profissionais que possam desenvolver competências novas.O profissional de recursos humanos precisa desenvolver, junto com os gestores e responsáveis dos departamentos e equipes, um planejamento estratégico para identificar os as pontos fortes e os pontos de melhorias da equipe para decidir se existe necessidade de recrutar novos talentos ou buscar internamente profissionais que possam desenvolver competências novas.

Separamos algumas dicas importantes que irão te auxiliar a aplicar os conceitos de Upskilling e Reskilling na sua empresa:

    • Faça o mapeamento das habilidades que a empresa busca mais no momento para alcançar seus objetivos no futuro. Assim, ficará mais fácil de visualizar o que já existe dentro de casa e o que é preciso criar e desenvolver;
    • Crie um programa de treinamento e desenvolvimento para que motive as pessoas à buscarem novas competências e melhorias visando melhorar suas performances e habilidades;
    • Utilize a tecnologia como aliada.

Hoje em dia existem diversos softwares que facilitam o dia a dia do RH. Por exemplo, o Sólides Gestão é uma plataforma de RH completa para recrutar, desenvolver e reter talentos.

A ferramenta usa Inteligência de Dados, People Analytics e Gestão Comportamental para diminuir custos de contratação, desenvolver pessoas, realizar pesquisas de clima, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, engenharia de cargos e muito mais.

Converse agora mesmo com o nosso time de especialistas e conheça mais benefícios que a poderosa ferramenta pode te fornecer.