Qual a melhor Ferramenta DISC?

Qual a melhor Ferramenta DISC?

Hoje existem diversos Sistemas de Ferramenta DISC que possibilitam identificar em cada colaborador ou candidato como ele se comporta e como agiria em certas situações do seu dia a dia, isto é o Perfil Comportamental.

Neste artigo você vai ver sobre qual a Melhor ferramenta DISC (que significam Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que foram desenvolvidas para avaliação do comportamento dos indivíduos.

Importante ressaltar que DISC é o nome da metodologia de estudos dos Comportamentos aparentes, possíveis de serem observados e não o nome de uma ferramenta.

A ferramenta denominada DISC, trata-se de um Sistema que gera um teste aplicado para identificar certos padrões comportamentais no indivíduo, assim, é uma estratégia baseada na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston.

Entre as ferramentas mais conhecidas, podemos citar:

Profiler:  é uma ferramenta desenvolvida pela Sólides, uma empresa nacional de tecnologia que desenvolve softwares para RH. Essa ferramenta exibe mais de 50 tipos de informações do avaliado, possibilitando agilidade e alta precisão com assertividade superior a 97% na identificação do Perfil Comportamental. É hoje referência no Brasil, principalmente por ser melhor adaptada a cultura nacional. Possui diversos tipo de relatórios, atendendo a todas as necessidades das empresas. Um dos pontos fortes é que por se tratar de uma ferramenta nacional, possui o melhor custo x benefício do mercado, por ser licenciada em Reais. É o produto mais utilizado nos processos de Desenvolvimento Humano feitos pela Gescon.

Finxs: é uma ferramenta mais complexa, que gera análise e relatórios precisos, além de realizar simulações e projeções com critérios personalizados, possibilitando ter soluções em avaliações de pessoas para todos os níveis de uma organização. Ela ajuda no mapeamento da capacidade cognitiva e identifica diversos estilos comportamentais, focando no nível consciente e subconsciente de cada pessoa. É um produto importado, sendo licenciado com custos em Dólar, tornando um tanto caro sua utilização.

Insights Discovery: O relatório Insights Discovery – utiliza um modelo de quatro cores e uma linguagem acessível para entender as preferências únicas de uma pessoa. É possível o acesso a essas preferências pelas respostas a um questionário online baseado num modelo teórico da Tipologia Junguiana. O modelo trabalha com 72 combinações possíveis, o que permite uma visão profunda, apesar de sua simplicidade. O relatório descreve o perfil geral, pontos fortes e áreas de desenvolvimento, dentre outros temas. É uma das ferramentas que foi mais utilizada durante muito tempo. Devido aos custos altos e pelo fato de ser licenciada em Dólar, muitas empresas deixaram sua utilização.

Neste artigo você viu mais a respeito de 3 ferramentas de análise de perfil comportamental, permitindo sua empresa ter informações mais confiáveis sobre pessoas e equipes, contribuindo na tomada de decisões.

Você viu também que a ferramenta de análise de perfil comportamental mais apropriada ou recomendada é a Profiler, considerada melhor para a cultura brasileira, por ser uma ferramenta nacional e melhor adaptada à cultura local.

E então, qual a sua estratégia para utilizar uma ferramenta DISC? O que você busca e precisa?

Dessa forma, agora a escolha é sua…

Ah! E caso você queira se tornar um Analista Comportamental, dê uma olhadinha aqui.

2 Comments

    Bom dia,

    Solicito cotação do teste DISC para utilizar em nossos processos de seleção.

      Olá, Flaviane
      Segue telefone da Gescon Treinamentos 2628-9424, fale com um dos nossos consultores.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *