Como otimizar o processo de recrutamento e seleção em tempos de crise: 5 dicas para seguir

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção em tempos de crise: 5 dicas para seguir

Em momentos de crise, um dos grandes desafios a serem enfrentados por gestores e profissionais de RH é saber como otimizar o processo de recrutamento e seleção. Afinal, a crise em si pode estar ligada a diversos fatores e causar diversos impactos.

A pandemia causada pelo COVID-19 é apenas um exemplo do que as empresas precisam estar preparadas para enfrentar, e trouxe ainda o agravante relacionado ao distanciamento social. Ou seja: quanto maior a quantidade de pessoas trabalhando de casa em momentos assim, melhor!

Mas, e se for preciso fazer contratações com poucos recursos e/ou não podendo se aproximar dos candidatos, como proceder?

É isso que respondemos a seguir, através de 5 dicas simples.

Confira!

Dicas de como otimizar o processo de recrutamento e seleção em tempos de crise

ANALISE OS CUSTOS

Visto que em momentos de crise a área financeira é uma das primeiras a serem afetadas, é primordial colocar na ponta do lápis todos os custos que envolvem uma contratação.

Aliás: essa contratação precisará ser feita por conta de uma demissão que ainda não foi concretizada?

Se sim, avalie também se realmente é preciso demitir, se existem iniciativas que podem ser tomadas para que o colaborador continue na empresa, ou se essa decisão pelo menos pode ser adiada para quando as coisas estiverem melhores.

Percebendo que realmente não há como fugir da decisão de demitir e contratar outra pessoa, siga as demais dicas abaixo.

CRIE UMA DESCRIÇÃO CLARA PARA A VAGA EM ABERTO

Essa, na verdade, é uma dica para quem quer saber como otimizar o processo de recrutamento e seleção independente de estar vivenciando uma crise ou não.

Nos dois contextos, ela se faz necessária para passar as informações que realmente importam e, com isso, garantir que os currículos obtidos estarão o mais dentro possível do esperado.

Isso economiza o tempo de toda a equipe responsável pelo processo, e também o dinheiro investido nele.

ADOTE AS CHAMADAS DE VÍDEO COMO ALIADAS

Falta de recursos para entrevistas presenciais, necessidade de distanciamento social… Não importa com qual problema sua empresa tenha que lidar por causa de uma crise: as chamadas de vídeo podem ser as aliadas que você precisa!

Isso por que elas permitem que o processo de recrutamento e seleção seja feito praticamente da mesma forma que seria se fosse realizado dentro da empresa: basta marcar um horário com cada candidato para entrevistá-lo, fazendo as anotações necessárias sobre suas respostas e, inclusive, sobre seu comportamento durante a conversa.

Se for preciso, é possível até mesmo falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, como também é feito presencialmente em algumas empresas.

CONSIDERE TAMBÉM UMA ENTREVISTA GRAVADA

E se, ao invés de agendar um horário para uma chamada de vídeo, você encaminhasse suas perguntas para o candidato e pedisse para ele gravar um vídeo com suas respostas?

Essa dica de como otimizar o processo de recrutamento e seleção também te ajuda na economia de tempo, pois basta assistir ao resultado depois.

Ela oferece, ainda, o benefício de ter tudo gravado para ser consultado quantas vezes for preciso.

NÃO DEIXE DE FAZER TESTES COMPORTAMENTAIS

Independente do formato adotado e do número de conversas que você tenha com cada candidato, não deixe também de aplicar testes, principalmente os comportamentais.

Eles são essenciais em termos de otimização do processo de recrutamento e seleção, pois realmente ajudam a fazer uma contratação assertiva, colocando na vaga em aberto um candidato que de fato combine com ela.

Você tem dúvidas sobre como aplicar esse tipo de teste?

Nós podemos ajudar:

Com o Profiler DISC você consegue mapear o perfil comportamental de cada candidato com mais de 97% de assertividade, obtendo mais de 50 informações relevantes sobre ele em menos de 7 minutos.

Ente em contato para falar com a nossa equipe, entender mais sobre a ferramenta e otimizar ainda mais os processos seletivos da sua empresa.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *