Autoconhecimento e Perfil Comportamental durante o isolamento social: como ajudar seus colaboradores nesse período

Autoconhecimento e Perfil Comportamental durante o isolamento social: como ajudar seus colaboradores nesse período

O isolamento social pegou muitas empresas de surpresa e, sem um plano de contingência e conhecimentos acerca do home office, a falta de preparo do colaborador também ficou evidente. Pode não parecer, mas nesse contexto o autoconhecimento é extremamente importante, cabendo à sua empresa ajudar cada colaborador a se conhecer melhor.

É também em momentos como esse que se precisa apostar na boa liderança, principalmente no sentido de mostrar para a equipe que mesmo com o trabalho remoto existe a preocupação em manter todos alinhados e motivados, rumo a um objetivo em comum.

Mas esse é um assunto para outro conteúdo…

A importância do autoconhecimento e do perfil comportamental durante o isolamento social

Estimular o autoconhecimento sempre é importante, mas especificamente em períodos de isolamento social tal tarefa deve ganhar ainda mais relevância, para evitar angustia e outros males que podem surgir e atrapalhar não só o desempenho profissional, mas também a vida pessoal dos colaboradores.

Você, como líder, gestor ou profissional da área de RH, pode intervir sugerindo não só que esses colaboradores façam uma auto reflexão, mas também que conheçam seus perfis comportamentais.

Afinal, estamos falando de 4 perfis diferentes, que irão encarar o home office de formas distintas e precisam entender quais estratégias devem ser adotadas para que esse período não seja visto como uma experiência ruim.

Veja, abaixo, um pouco sobre cada um desses perfis e como eles podem se sentir em relação ao trabalho remoto:

PERFIL COMPORTAMENTAL COMUNICADOR

Como o próprio nome já sugere, esse perfil tem a comunicação como uma de suas características principais, além do fato de se relacionar com facilidade.

O maior problema para ele, ao trabalhar de casa, pode ser justamente a distância em relação aos colegas de trabalho, que tende a “reter” sua necessidade de se comunicar.

PERFIL COMPORTAMENTAL EXECUTOR

O perfil comportamental Executor, por sua vez, tende a ser dominante no ambiente de trabalho.

Esse, inclusive, é um dos fatores que mais o mantém estimulado, e ausência “do que dominar” pode desanimar um pouco a rotina no home office.

PERFIL COMPORTAMENTAL PLANEJADOR

Estabilidade e conservadorismo.

Essas são duas palavras que resumem bem o perfil Planejador , e não retratam exatamente um período de isolamento social, que exige mudanças. O incômodo do colaborador desse perfil pode surgir justamente do fato de ver sua rotina mudando significativamente.

PERFIL COMPORTAMENTAL ANALISTA

O conservadorismo também é uma característica marcante desse perfil, ao lado da organização.

Nesse caso, o colaborador pode se sentir incomodado por conta da rotina que inevitavelmente ficará um pouco desorganizada, pelo menos no começo e principalmente se o trabalho remoto envolver a tarefa paralela de cuidar dos filhos.

Interessante, não é mesmo?

E essas poucas informações apenas reforçam que cada pessoa irá encarar o trabalho durante um isolamento social de um jeito e precisará trabalhar os pontos negativos que encontrar.

Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados e desenvolvidos. É possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para se desenvolver constantemente.

O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar melhores resultados e obter uma experiência cada vez mais profunda em sua área de atuação, realizando assim, seus próprios objetivos e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho.

E por isso é tão importante o autoconhecimento, principalmente aliado à análise de perfil comportamental.

Entendendo o perfil comportamental de seus colaboradores

Assim como seus colaboradores precisam conhecer bem a si mesmos, você também precisa conhecê-los, inclusive para ajudá-los nesse momento de descoberta.

Essa tarefa se torna muito mais simples e rápida quando se utiliza a ferramenta certa, e nesse sentido a melhor indicação é o Profiler DISC, um software que em menos de 7 minutos entrega dezenas de informações sobre a pessoa analisada, garantindo mais de 97% de assertividade no que diz respeito ao perfil comportamental.

Clique aqui para conhecer mais sobre essa ferramenta e tudo que ela pode fazer por sua empresa. E se tiver qualquer dúvida ou desejar mais informações, é só entrar em contato.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *