Comportamento Corporativo Ferramentas Gestão Comportamental Perfil Comportamental Treinamentos

Avaliação de Desempenho: Conheça Tudo sobre essa Ferramenta

Quando falamos em gestão de pessoas, a primeira atividade que nos vem em mente é a avaliação de desempenho. Afinal, essa é uma fase importante de qualquer administração, sendo um processo completo e mais amplo.

Trata-se de uma ferramenta que avaliará a performance de cada colaborador. Portanto, é muito importante para a gestão que seja feita de forma correta e com total transparência.

Nesse artigo, abordaremos tudo sobre a aplicação de uma avaliação de desempenho, então, continue acompanhando para saber mais sobre o conceito e como essa ferramenta funciona. Boa leitura!

 

 

O Que é Avaliação de Desempenho e Quais os Tipos 

De acordo com Idalberto Chiavenato, escritor e professor atuante na área de recursos humanos, a avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada colaborador de acordo com a sua função e atividades.

Portanto, podemos entender que essa avaliação pode ser uma forma de mensurar a performance de um colaborador ou um grupo durante um período. Sendo assim, essa análise deve ser feita de acordo com a base de atividades estabelecidas para os profissionais. Os tipos mais comuns de avaliação de desempenho são: avaliação 90°, 180° e 360°, veja a seguir.

 

Avaliação 90°:

A avaliação 90º é conhecida por ser uma análise direta e simples, em que o líder avalia seus colaboradores. É considerada a melhor opção para analisar profissionais que ocupam cargos mais baixos, já que, normalmente, realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia.

 

Avaliação 180°:

Essa avaliação envolve o líder e o colaborador. Assim, o principal interessado contribui e suas percepções sobre o seu desempenho são enriquecidas pela avaliação do gestor, que tem conhecimento sobre a área e uma visão mais externa.

 

Avaliação 360°:

A avaliação 360º é uma modalidade muito conhecida na área e que envolve praticamente todos de uma empresa. Para tanto, ela é feita pelo próprio colaborador, seu gestor, seus pares, subordinados e todos que mantêm um contato relevante com o avaliado, por exemplo, clientes internos, externos e fornecedores. Esse tipo de avaliação de desempenho é bem rico, já que traz visões diversas e pode eliminar o excesso de subjetividade.

 

Autoavaliação:

A autoavaliação ocorre quando o funcionário analisa a si próprio como profissional, considerando seus pontos positivos e negativos. Dentro desse método, há um reconhecimento das qualidades e dos aspectos que o colaborador julga que precisam ser aprimorados.

 

Avaliação por Competências:

Esse modelo analisa a performance de colaboradores tanto em seus comportamentos quanto nas skills técnicas que levam à realização ou não de objetivos definidos.

 

Benefícios de aplicar a Avaliação de Desempenho

Quando bem aplicada, a avaliação de desempenho traz vários benefícios para uma empresa, como:

    • Proporciona mais conhecimento sobre uma equipe;
    • Tem uma base sólida para fundamentar as decisões;
    • Promove a transparência dentro da empresa;
    • Norteia o desenvolvimento;
    • Possibilita uma atuação mais estratégica.
    • Avalia competências técnicas e comportamentais;
    • Compatibilidade com cargo e cultura da empresa;
    • Aderência a cultura do feedback, entre outros.

Como vimos ao longo desse material, a avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para uma empresa. Afinal, ela permite conhecer melhor todos os colaboradores que fazem parte da sua equipe.

Assim, conhecendo cada membro, é possível estabelecer estratégias internas mais eficientes, além de ter uma gestão de pessoas mais assertiva.

O Sólides Gestão é uma plataforma repleta de benefícios para a sua empresa. Por meio dela, consegue-se fazer a avaliação de desempenho dos seus colaboradores por setor. Um software de gestão completo para deixar a rotina do RH ainda mais otimizada e eficiente, fale com a nossa equipe e conheça mais.

  •