Comportamento Corporativo Gestão Comportamental Perfil Comportamental

10 Necessidades Comportamentais para Equipes de Alta Performance

Necessidades Comportamentais para Equipes de Alta Performance

Toda empresa deseja ter uma equipe de alta performance, mas como chegar lá? Como trabalhar as pessoas de modo a torná-las melhor em relação ao trabalho e aos outros indivíduos, criando um ambiente motivador para todos? 

As respostas para essas perguntas estão nas necessidades comportamentais que devem ser desenvolvidas, sobre as quais falaremos nesse post.

Se sua equipe busca a excelência tanto quanto você e está disposta a aprender e se desenvolver sempre mais, comece a trabalhar as 10 necessidades a seguir o quanto antes e em pouco tempo poderá ver os resultados promissores.

 

 

As Necessidades Comportamentais que devem fazer parte de sua equipe: 

1 – Valorização das diferenças

Uma equipe de alta performance realmente unida compreende que cada membro possui suas características e diferenças que devem ser valorizadas, contribuindo para formar um time completo, com todas as competências possíveis.

 

2 – Disponibilidade para compartilhar conhecimento e expertise

O compartilhamento de conhecimentos e expertise também faz parte das necessidades comportamentais presentes em uma boa equipe. Durante o processo de aprendizagem, portanto, cada um deve entender a importância de compartilhar o que tem de melhor.

 

3 – Desenvolver o espírito de visão sistêmica

Cada colaborador deve se preocupar com o todo em todos os sentidos, e não somente com seu trabalho em si. Esse é um ponto fundamental para obter uma equipe de alta performance.

 

4 – Valorização das diferenças

Entre as necessidades comportamentais, essa é a que mais se aproxima da máxima “se colocar no lugar do outro”, permitindo que cada colaborador possa entender as ações dos colegas e até mesmo substituí-los quando necessário.

 

5 – Desenvolver a interconfiança

A interconfiança é a chave para que qualquer relação dê certo, e na construção de uma equipe forte não seria diferente, por isso é tão importante trabalhar essa necessidade comportamental.

 

6 – Metas comuns

Mesmo com tarefas diversificadas, os objetivos devem ser sempre comuns, caso contrário não faz sentido formar uma equipe. É crucial que seus colaboradores entendam esse ponto e sua importância para a empresa, para que ambos tenham claro as metas da organização.

 

7 – Noção comum de propósitos

Bem como as metas, os propósitos de cada membro da equipe também devem estar alinhados, de modo a gerar os melhores resultados para todos.

 

8 – Noção comum de prioridades

As prioridades devem estar igualmente alinhadas o que, inclusive, auxilia na execução das tarefas, com todos sabendo quais devem ser realizadas primeiro.

 

9 – Transparência na Comunicação

As necessidades comportamentais para equipes de alta performance exigem também que todos estejam dispostos a falar abertamente sobre o que for necessário. Por outro lado, é preciso que os demais saibam ouvir e analisar o que está sendo colocado.

 

10 – Conhecimento dos Perfis Comportamentais de cada Colaborador

Por fim, é de suma importância que o conhecimento os Perfis Comportamentais, pontos fortes e pontos de melhorias de cada um esteja ao alcance de toda a equipe. Esta, por sinal, é uma das necessidades comportamentais mais relevantes, pois é com ela que se destaca o que cada colaborador tem de melhor.

Nesse ponto, especificamente, utilizar a análise de perfil comportamental será de grande ajuda, uma vez que ela entrega com precisão todas as informações relacionadas à pessoa analisada, incluindo seus pontos fortes e comportamentos aparentes, diminuindo os conflitos, colocando a pessoa certa no lugar, nos projetos e na área certa, trazendo motivação e engajamento à todos.

Converse com nossa equipe para saber mais a respeito ou caso queira saber mais sobre cada perfil comportamental e como as suas características podem auxiliar na gestão da sua equipe, participe da próxima turma online e ao vivo e torne-se um Analista Comportamental.