5 dicas para extrair o melhor dos Analistas.

5 dicas para extrair o melhor dos Analistas.

Se você possui um colaborador que preza pela exatidão e análise de todos os processos e informações, saiba que grandes são as chances de ele pertencer ao perfil comportamental analista.

Mas saber somente isso não basta: para que se possa obter o melhor dele em termos de rendimento e comportamento, é preciso saber também como agir. Não se trata de uma tarefa difícil, mas que requer atenção de qualquer gestor que queira ver uma equipe ou colaborador entregando seu melhor.

Sobre o perfil comportamental analista.

Tendo como principal palavra-chave a alta conformidade, o analista sem dúvidas é o perfil comportamental que mais apresenta características vistas como profissionais pelas empresas. Para se ter uma ideia, outros pontos que são fortes em uma pessoa desse perfil são:

  • Especialista.
  • Confiabilidade.
  • Exatidão.

Entre os perfis comportamentais, esse também é o que apresenta maior atenção aos detalhes, mais precisão em suas tarefas e maior organização, sendo conhecido por ter autodisciplina exemplar. Caso veja um colaborador analista tomando notas, exigindo informações e tendo cuidado extremo ao expressar sentimentos não estranhe: esses são seus comportamentos aparentes, que fazem toda a diferença nas rotinas ligadas ao trabalho.

Pode parecer um sonho ter alguém com esse perfil em sua empresa, mas atente-se aos detalhes do próximo tópico caso queira realmente aprender a trabalhar com um analista.

5 dicas essenciais para lidar com os Analistas.

Embora pareça perfeito, o perfil analista precisa de alguns estímulos dentro da própria empresa para entregar seu melhor. Veja a seguir 5 dicas a serem seguidas para obter um relacionamento perfeito e os resultados esperados:

1. Seja tão organizado quanto o colaborador desse perfil.

Aqui, vale até mesmo usar a máxima “seja você o exemplo”. Não que uma pessoa analista precise de um exemplo para conseguir se organizar, mas uma vez que você também conseguir se mostrar como uma pessoa organizada e até mesmo sistemática, certamente as coisas começarão a fluir melhor.

2. Dê a ele todas as informações de que precisar.

Um colaborador analista irá trabalhar com base em análise de dados e todas as informações possíveis, não sendo possível reverter esse fato. Tendo isso em mente, dê a eles todas as informações que puder acerca de um determinado trabalho a ser realizado, mesmo que não sejam solicitadas. Elas poderão ser extremamente úteis e, além disso, mostrarão que você também tem interesse em ver a tarefa finalizada de forma eficaz.

3. Evite ser uma pessoa genérica.

Com essa dica, queremos reforçar a questão das informações, lembrando mais uma vez que sem informações suficientes um analista certamente não poderá dar o seu melhor. Independente da ocasião, evite ser o tipo de pessoa genérica e utilize detalhes para deixar as coisas mais claras.

4. Não faça mudanças repentinas e desnecessárias.

Outro fator desaprovado por quem pertence ao perfil Profiler DISC analista é a mudança súbita, seja no ambiente ou, principalmente, em suas tarefas. Quando for preciso mudar algo, não faça de uma hora para outra e sempre deixe claro o critério que levou a essa decisão.

5. Nunca acelere decisões.

Essa talvez seja a dica mais importante, afinal um analista sempre irá agir com segurança, tomando cuidado em suas decisões e analisando com cuidado cada detalhe. Para evitar aborrecimentos e até mesmo um resultado ruim, não o acelere quando for preciso decidir algo. Fazendo tudo com calma e com a devida atenção evita-se, inclusive, o retrabalho.

Com essas dicas já é possível obter mais harmonia nos trabalhos com colabores analistas. Caso queira aprender ainda mais sobre esse e outros perfis comportamentais, converse agora mesmo com a nossa equipe.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *