5 dicas para extrair o melhor do Perfil Planejador

5 dicas para extrair o melhor do Perfil Planejador

Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando você pesa em um colaborador que tenha o perfil comportamental planejador?

Se guiando pela palavra em si, é possível imaginar que seja o tipo de pessoa apta a planejar estratégias, por exemplo, mas independente de ser essa ou não a melhor definição uma coisa é certa: é precisar saber lidar com esse perfil e extrair o melhor dele, bem como os demais. No post de hoje separamos 5 dicas a esse respeito. Confira:

O que saber sobre o Perfil Comportamental Planejador.

Antes de partir para as dicas em si, vamos relembrar do que se trata esse Perfil Comportamental e que tipo de comportamento ele apresenta. Entre suas principais palavras-chave podemos citar:

  • Trabalho em Equipe.
  • Moderação.
  • Processos.
  • Organização.

Trata-se de um perfil que de fato tende e prezar mais pelo trabalho em si, ao contrário do perfil comportamental comunicador, por exemplo, que possui um foco maior nas relações interpessoais.

Uma pessoa com esse perfil, inclusive, é mais conservadora e estável, buscando ouvir atentamente as pessoas ao seu redor, agindo de forma paciente e gentil. Busca ainda empregar um ritmo consistente nas tarefas que desempenha no dia a dia, porém, como qualquer outro perfil, possui também outros pontos, que se não trabalhados corretamente podem despertar um lado indesejado do colaborador, prejudicando sua equipe e talvez toda a empresa.

Pode parecer exagero, mas sabemos que quando uma pessoa não pode entregar seu melhor e encontra-se infeliz em seu trabalho grandes são as chances de isso refletir negativamente em todas as pessoas e processos ao seu redor.

Como extrair o melhor de uma pessoa do Perfil Planejador.

Considerando o que foi dito acima, veja a seguir 5 dicas para obter o melhor do Perfil Comportamental Planejador:

Não faça mudanças repentinas.

A não ser que seja realmente necessário, evite fazer mudanças na empresa de uma hora para outra. E quando dizemos empresa nos referimos a processos, estrutura de equipes e à rotina do colaborador que pertence ao perfil planejador. Ele tende a ser resistente a mudanças, portanto sempre estude a melhor forma de fazê-las de modo a não afetar seu desempenho.

Não utilize a pressa como estímulo.

Aliás, não utilize a pressa em momento nenhum. Como já citamos, estamos falando de um perfil calmo, com ritmo constante em seus afazeres, e apressá-los sem dúvidas não é uma das melhores maneiras de obter bons resultados.

Tenha todos os acordos por escrito.

Uma ótima forma de manter uma boa relação com uma pessoa desse perfil e estimulá-la a trabalhar corretamente é lhe enviando por escrito tudo que for acordado em conversas e reuniões. Essa, por sinal, é uma boa maneira de trabalhar com todos os colaboradores, evitando perda de informações.

Seja um bom ouvinte.

Um dos pontos fortes do perfil comportamental planejador é saber ouvir e entender quem está à sua volta, e ele espera o mesmo em relação à sua pessoa. Portanto, sempre que fizer uma pergunta mostre interesse e ouça com atenção a resposta.

Se interesse por ele como pessoa.

Além das dicas acima, busque entender seu colaborador planejador não só como profissional, mas também como pessoa. Por mais que possua características que reforcem seu potencial dentro da empresa, trata-se de alguém que também enfrenta desafios diários e merece ser valorizado pelo seu desempenho.

Se você ainda não sabe, qual é o seu Perfil Comportamental, clique aqui e faça o seu teste agora mesmo.

Seguindo cuidadosamente essas dicas você sem dúvidas conseguirá extrair o melhor do perfil comportamental planejador e melhorar seus resultados na empresa. Caso sinta dificuldades em começar ou queira aprender mais sobre esse e os demais perfis comportamentais, venha se tornar um Analista Comportamental.

Somos especializados em Gestão Comportamental, temos certeza de que podemos te ajudar!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *