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5 Dicas de como dar Feedbacks mais Assertivos

Todo o progresso de um feedback pode ser perdido caos não seja aplicado da maneira correta.

Um dos meios utilizados para esse processo de desenvolvimento é através do Profiler, ferramenta que é usada para proporcionar crescimento para o colaborador e para a empresa por meio da análise comportamental.

Como muitos gestores ainda o fazem de forma equivocada, hoje nosso artigo de hoje abordará dicas de como dar um feedback assertivo para cada perfil. Confira!

 

5 Dicas de como dar Feedbacks mais Assertivos

Ao dar um feedback, é ideal é mostrar os pontos fortes e aqueles ainda a desenvolver em cada colaborador. Além disso, é importante não tecer críticas pessoais, como será visto a seguir. 

Vamos as nossas dicas:

1 – Não Faça Críticas Pessoais

Lembre-se que o feedback precisa ser considerado como uma ferramenta profissional. Sendo assim, no âmbito da empresa, você que é gestor não pode fazer críticas pessoais aos colaboradores.

E, infelizmente, esse erro ainda é muito cometido.

Nossa dica é que você escolha o momento propício para conversa e evite fazer isso se não estiver estiver num bom momento, para que não prejudique o andamento do processo. O foco deve ser no papel profissional do colaborador.

 

2 – Use a Ferramenta Profiler de Maneira Construtiva

Os indicadores e resultados obtidos com a análise comportamental gerada pelo DISC permitem que o colaborador tenha autoconhecimento para realizar seus próprios objetivos de maneira mais rápida ajudando a empresa a crescer mais rápido.

O Profiler DISC, ajuda a dar feedbacks mais técnicos e profissionais ao colaborador, pois é possível identificar o perfil comportamental e as tendências comportamentais da pessoa avaliada.

Além disso, necessário ter responsabilidade com a abordagem e uso de palavras pois, com um feedback apropriado, o colaborador fica ciente de seus pontos fortes e pontos a desenvolver relacionados ao desempenho do trabalho.

 

3 – Aplicação do Feedback

Como sabemos, nem sempre os feedbacks serão apenas positivos.  Por isso deve ser um procedimento visando sempre o desenvolvimento do profissional.

Sempre esteja atento para incentivar as pessoas de modo que elas se desenvolvam. Mostre os pontos fortes e os pontos a desenvolver para que o profissional veja sua trajetória, como ele está evoluindo e como pode melhorar ainda mais a sua performance.

Além disso, você pode montar em conjunto com o avaliado um plano de desenvolvimento individual, pontuando o que precisa ser aprimorado e os caminhos para que isso ocorra.

 

4 – Regras na Aplicação do Feedback

Para aplicar o processo de feedback aos colaboradores de modo mais eficaz, conheça algumas regras:

    • Mostre ao colaborador o contexto da situação e não somente o ponto crítico, ou seja, faça ele entender o que envolve cada situação;
    • Mostre um exemplo do processo que foi observado e aproveite para mostrar como deveria ter sido;
    • Explique ou justifique as consequências e termine o feedback mostrando um ponto de melhoria.

 

5 – Use a Empatia

A empatia é um atributo muito valorizado atualmente no mundo empresarial.

Por isso, pense nas palavras que usará e se coloque no lugar do outro. Faça ele entender que o momento não é de críticas, mas que vocês precisam buscar juntos o crescimento.

Use o momento para mostrar os bons resultados que o colaborador vem tendo e abra espaço para que ele se expresse também.

Para finalizar, lembre-se que o processo de feedback deve ser dado de modo individual para que o colaborador não se sinta constrangido.

Por fim, neste artigo você viu 5 dicas de como dar feedbacks mais assertivos.

Com a ferramenta de feedback usada corretamente, com certeza, você verá que seus colaboradores terão um salto de melhoria em sua atuação e no desempenho na empresa.

E, para conhecer nossas soluções em Análise Comportamental para usar no seu processo de feedback, fale com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o melhor tipo de feedback a ser adotado.