Entenda o que é Devolutiva de Assessment Comportamental e Profissional

Entenda o que é Devolutiva de Assessment Comportamental e Profissional

Gerir pessoas, sem dúvidas, é uma das tarefas mais desafiadoras de qualquer empresa, sendo preciso pensar constantemente em maneiras de manter equipe motivada e engajada. Uma vez que se conhece cada colaborador e suas características comportamentais, é possível alocá-los em um cargo que de fato corresponda com o perfil comportamental do profissional ao dar uma Devolutiva.

A devolutiva é empregada junto à avaliação de perfil comportamental DISC para que a pessoa melhore seu nível de autoconhecimento, perceba em que pontos pode se desenvolver e fazer as reciclagens necessárias para alcançar os seus objetivos.

Entendendo o que é Devolutiva de Assessment

A devolutiva é dar um parecer a uma pessoa os resultados obtidos na Avaliação de Perfil Comportamental, de modo a fazer com que o profissional de fato se conheça melhor e como pode desenvolver algumas competências assim como entender as características de seu Perfil Comportamental.

A devolutiva é empregada junto à avaliação de perfil comportamental DISC para que a pessoa melhore seu nível de autoconhecimento, perceba em que pontos pode se desenvolver e fazer as reciclagens necessárias para alcançar os seus objetivos.

Após responder a avaliação, será feito análise por especialistas em perfil comportamental, e posteriormente o agendamento para a realização da devolutiva a fim de fornecer um rico feedback e também de confirmar e ampliar o entendimento dos dados obtidos no relatório, pelas respostas do próprio colaborador.

É um momento de “ouro” para quem recebe, quando a pessoa analisada terá a interpretação e orientação a respeito dos resultados.

Seu objetivo, é fazer com que o profissional aumente seu nível de conhecimento, conheça seus pontos fortes, bem como se desenvolva para atingir seus objetivos.

Uma Ferramenta mesmo de excelente qualidade, não consegue fazer uma conexão automática entre os resultados, apresentados através de índices e gráficos a maturidade, experiência, educação, sonhos, frustações, desejos e outras dimensões de uma pessoa analisada.

Durante a devolutiva é possível realizar um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, com o profissional com objetivo de desenvolver competências necessárias para melhorar seu desempenho, assumir determinadas funções dentro da organização.

Principais motivos para uma Devolutiva de Assessment Comportamental e Profissional

  • Para o autoconhecimento do avaliado.
  • Para o desenvolvimento de Competências.
  • Em razão de alguma promoção dentro da empresa.
  • Avaliação de Desempenho.
  • Desenvolvimento de Lideranças.
  • Levar/Montar Treinamentos para os Colaboradores.
  • Acompanhamento de Produtividade e Motivação.
  • Processos de Coaching.
  • Consultoria.

Agora que você já sabe o que é devolutiva e o quanto ela é importante dentro de uma análise de perfil comportamental, que tal dar mais um passo e aprender mais sobre como aplicá-la?

Entre em contato para uma conversa com nossa equipe. Para avançar ainda mais, clique aqui para conhecer o Workshop de Devolutiva Comportamental e se inscrever nas próximas turmas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *