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Liderança: Características e Posturas necessárias em situações diversas

Liderança: Características e Posturas necessárias para Gestão Estratégica de pessoas

Atualmente vivemos em ambientes de trabalho mais turbulentos e com novas demandas. Nesse sentido, as empresas precisam de líderes que saibam interpretá-lo e tomar as devidas providências, conforme cada situação. Mas, afinal, quais são as características de um bom líder?

 

Características que um Líder precisa desenvolver 

Sobre o conceito de liderança, sabemos que é a arte de gerenciar pessoas. O líder precisa, então, atuar de forma positiva para atrair bons comportamentos de seus liderados.

Entre as características de uma liderança positiva, podemos citar:

Sabe analisar e delegar:

O líder sabe analisar a situação e delegar, afinal, é dessa maneira que ele executa as estratégias de gestão da empresa.

 

Comunicação:

O líder sabe descrever de modo claro o que deseja de seus colaboradores, o que é importante para o sucesso da equipe e para que o ambiente de trabalho tenha um melhor clima organizacional.

 

Sabe definir metas:

Em todas as empresas e de todos os portes, o líder deve saber o que é prioritário e definir as metas para assim chegar aos objetivos do negócio.

Além disso, o líder deve saber transmitir os objetivos e metas de forma clara para todos.

 
Confiança:

O líder sabe que tem horas que o mercado não vai bem e nem os resultados da empresa. Por isso, ele deve ser capaz de transmitir confiança aos colaboradores.

Isso para que a equipe continue tendo moral elevada e confiança no negócio.

 
Desenvolve o time:

O líder ao exercer a sua liderança, ele se preocupa em oferecer programas de capacitação e desenvolvimento para seu time, de modo a alcançar excelentes resultados para o negócio.

 

A Liderança Situacional

Hoje, temos um tipo de liderança chamada situacional, onde os líderes analisam o contexto para começar a agir.

Essa condição vem de uma teoria desses autores: Paul Hersey e Kennetth Blanchard, tal teoria é de 1969. Esses autores trazem um tipo de liderança que precisa se adaptar às demandas do ambiente, ao contornar os problemas.

Para que a liderança situacional tenha sucesso, o líder deve saber dispor de competências para guiar os colaboradores e delegar funções conforme o perfil de cada um. Para isso, o líder deve conhecer o seu perfil e o perfil comportamental dos colaboradores da equipe, a fim de entendê-los e tomar as melhores decisões.

Conhecer o seu próprio perfil, nesse caso, significa saber seu estilo de liderança, seus pontos fortes e pontos a desenvolver, entender como o seu perfil comportamental pode impactar diretamente a produtividade da equipe, bem como seus comportamentos aparentes, que influenciarão diretamente suas atividades no dia a dia e a percepção dos liderados em relação a elas.

 

Como agem os Líderes em diferentes situações?

    • Respeita as características comportamentais e psicológicas de cada colaborador, considerando que as pessoas são diferentes;
    • Consegue identificar o fit cultural dos colaboradores, que diz respeito à capacidade de cada um em se adaptar aos valores e estratégia da empresa;
    • Apresenta as avaliações aos seus colaboradores, evidenciando os pontos positivos e a melhorar, através de um feedback individual. Para isso, ele sempre conta com uma ferramenta de análise de perfil comportamental;
    • Mantém um canal de comunicação aberto, sempre buscando ouvir e se comunicar assertivamente com seus colaboradores;
    • Guia e orienta os profissionais, mostrando o que fazer em cada momento e em diferentes situações, para que a estratégia da empresa seja bem-sucedida;
    • Procura alinhar os interesses dos profissionais com os interesses e resultados da empresa;
    • Estimula o desenvolvimento dos colaboradores, mostrando o caminho a seguir e preparando o plano de desenvolvimento individual para cada colaborador, conforme cada perfil.

Agora que você sabe quais características um bom líder possui, e como deve agir diante de determinadas situações, acesse o post que preparamos para você e confira as previsões sobre o futuro da Gestão Comportamental.

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