Identifique as melhores áreas profissionais para o seu perfil comportamental.

Identifique as melhores áreas profissionais para o seu perfil comportamental.

São inúmeras as vantagens que as empresas podem obter ao conhecer o perfil comportamental de cada colaborador. Mas os benefícios que cada pessoa obtém ao conhecer seu próprio perfil também são importantes e extremamente válidos, por isso nesse post abordaremos o assunto por este viés, considerando que você esteja buscando se conhecer melhor tanto pessoal quanto profissionalmente.

O perfil comportamental, por sinal, é útil principalmente nesse segundo ponto, portanto continue a leitura para poder identificar quais são as melhores áreas profissionais para você.

Relembrando cada perfil comportamental.

Antes de conhecer as áreas profissionais que mais se adequam ao seu perfil, vamos relembrar algumas características dos perfis comportamentais existentes: Características do Comunicador:

  • Persuasivo.
  • Otimista.
  • Possui facilidade em se relacionar.

Características do Planejador:

  • Estabilidade.
  • Detalhismo.
  • Possui ritmo consistente nas tarefas realizadas.

Características do Executor:

  • Dominância.
  • Movido por Resultados.
  • Gosta de desafios e lida bem com eles.

Características do Analista:

  • Profundidade.
  • Atenção aos detalhes.
  • Precisão.

Lembrando que existem muitas outras características e comportamentos aparentes que ajudam a definir cada perfil comportamental, mas somente com essas citadas já é possível ter uma base de cada um deles.

Agora, confira no próximo tópico o que diz respeito às áreas profissionais em si, considerando cada conjunto de características.

A área profissional que combina com cada perfil comportamental.

Perfil Comportamental Comunicador.

Uma pessoa pertencente a esse perfil comportamental obviamente possui a comunicação como seu ponto forte, e por isso lida com facilidade com tarefas ligadas à administração, motivação, vendas, diplomacia e aconselhamento.

No que diz respeito à qual profissão seguir sendo um comunicador, você pode optar entre Orador, Administrador, Palestrante, Jornalista, Publicitário e muitas outras. O trabalho voluntário também é uma forte opção, trazendo satisfação em ajudar o próximo e enriquecendo o currículo.

Perfil Comportamental Planejador.

Quem pertence ao perfil comportamental planejador também possui afinidade com aconselhamento e diplomacia, lidando bem também com tarefas mais técnicas ou aquelas conhecidas como professorais. Dar aula, por sinal, é uma possibilidade de carreira, bem como atuar como Médico, Assistente Social ou Relações Públicas.

No que diz respeito a áreas mais técnicas, as opções incluem se tornar um Analista de Sistemas, Matemático ou Engenheiro.

Perfil Comportamental Executor.

Os Executores possuem competitividade em seu perfil, tendo facilidade em comandar, controlar e administrar. Advocacia, gestores e liderança são algumas áreas profissionais que combinam com esse perfil, bem como as seguintes profissões: Contabilista, Advogado, Gerente de Produção, Alto-secretário, entre outras.

Perfil Comportamental Analista.

Um perfil mais analista costuma ser estrategista e especialista, mas também pode ser técnico e controlador. Com base nisso, se esse é o seu perfil comportamental, busque seguir profissões e áreas que envolvam essas características, se tornando um Músico, Arquiteto, Designer Gráfico ou Escritor, por exemplo.

Quanto mais afinidade você tiver com a profissão que você escolher, mais feliz e realizado você irá se sentir.

Portanto, na hora de começar a traçar sua carreira, é preciso agir com seriedade e não se basear somente em testes vocacionais que fazem pouco ou nenhum sentido.

Solicite agora mesmo seu Mapeamento de Perfil Comportamental com Devolutiva para identificar seu Perfil Comportamental, aprofundar seu autoconhecimento e avaliar os pontos que precisa se desenvolver.

One Comment
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *