Equipes Alta Performance Gestão Pessoal Perfil Comportamental Produtividade RH

Você sabe o custo em errar na contratação?

Erros nos Processos Seletivos de contratação

O processo de recrutamento e seleção faz parte de qualquer empresa, por isso é importante contar com uma equipe eficaz que saiba como geri-lo, para evitar erros na contratação.

Afinal, contratar errado definitivamente gera diversos resultados negativos, sendo imprescindível que tal contratação ocorra de forma sensata, sem “achismos” ou sem ser baseada somente na intuição.

Confira a seguir alguns danos que uma contratação errada pode causar e como evitá-los.

Erros na Contratação: os Danos que essa ação causa à sua empresa

Se você sem querer já deixou sua equipe contratar errado ou foi responsável por essa contratação, certamente já percebeu alguns danos que essa ação causou à empresa.

Podemos citar 5 danos que prejudicarão sua empresa:

1 – Custos de seleção

Considerando a contratação em nível executivo, que envolve a elaboração de testes e vivências complexos, entrevistas sequenciais e até mesmo viagens e deslocamentos.

2 – Custos trabalhistas

Custos trabalhistas envolvem o pagamento de direitos e indenizações, e muitas vezes incluem também eventuais processos impetrados por ex-funcionários, que fatalmente resultam em algum tipo de acordo.

3 – Custos de treinamento

Funcionários substitutos e novas contratações terão de ser treinados adequadamente para que assumam inteiramente as incumbências daqueles que deixaram as mesmas posições.

4 – Custos de produtividade

Novas contratações geralmente sofrem uma curva de aprendizado, antes que possam atingir o mesmo nível de produtividade dos funcionários anteriores.

5 – Perda de motivação de toda a equipe

Com a queda de produtividade afetando diversos setores, quando os mesmos dependem uns dos outros, a motivação da equipe tende a não ser mais o mesmo, pois alguns ficarão sobrecarregados com o acúmulo de atividades.

Como Evitar Erros na Contratação?

Para evitar os problemas que citamos acima e outros similares, não há outra saída: é preciso deixar de contratar errado, seguindo dicas como:

Não se basear nas auto avaliações para contratar: 

Durante os processos seletivos é extremamente comum deixar que os candidatos falarem sobre si, abordando pontos como pontos fortes e fracos e previsão de carreira dentro de um período específico.  O problema, aqui, é que dificilmente alguém fala mal de si mesmo, principalmente na hora de conseguir um emprego, portanto para evitar decepções evite se basear nessas avaliações.

Evitar contratar somente por achismos e indicações:

Nesses dois casos o contratante leva em conta somente a sua intuição ou as dicas de alguém, o que é um grande erro, considerando que essa atitude pode gerar expectativas e, muito pior: cria a ilusão de que não é preciso uma análise profunda do perfil do contratado. Para isso, importante avaliar as experiências profissionais do candidato, as experiências de vida, Formação intelectual, conhecer seus valores e o perfil comportamental do candidato.

Utilizar a análise de perfil comportamental:

Para poder conhecer realmente a fundo os candidatos às vagas da empresa, adote a análise de perfil comportamental como parte do processo de seleção. Com isso, você poderá conhecer a fundo cada pessoa, já prevendo pontos fontes e fracos, colocando a pessoa certa no lugar certo, desenvolvendo a produtividade, a motivação e engajamento do colaborador.

Com a ferramenta de Perfil Comportamental, toda essa assertividade é possível em pouquíssimos minutos, permitindo que a contratação seja feita considerando talentos que combinem com as vagas oferecidas e com a cultura geral da empresa.

Fornece grande quantidade de informações sobre o perfil comportamental do Profissional ou da Pessoa como: melhor área de atuação, forma de atuação, influência do ambiente de trabalho, forma de tomada de decisão, liderança, perfil predominante, adequação atual à função exercida, índice de stress, fatores motivadores, fatores de afastamento e muito mais. Há várias combinações possíveis e diferentes predominâncias de variados níveis para estes quatro perfis.

Quer saber mais e evitar os custos de contratar errado? Que tal conhecer o Profiler DISC, a melhor ferramenta de Análise Comportamental que pode te ajudar com contratações mais assertivas.