Como Gerir os Perfis Comportamentais DISC

Como Gerir os Perfis Comportamentais DISC

Como falamos no post anterior, trabalhar em casa pode trazer algumas vantagens, como aumentas a produtividade, não perder tempo no trânsito e com as interrupções do dia a dia, mas esta prática não funciona para todos os perfis comportamentais.

Neste cenário, a habilidade de gerenciar pessoas se torna ainda mais indispensável para a sobrevivência dos resultados das empresas e dos negócios. Afinal, como garantir que os colaboradores mantenham seus níveis de produtividade e comprometimento com a empresa em meio a tanta incerteza?

Para realizar uma boa Gestão Comportamentos em tempos de crise mundial, a primeira coisa que devemos fazer é entender como as pessoas se comportam no dia a dia.

O DISC mede comportamentos relativamente fáceis de ser observados, tanto por você (se sua percepção for boa, é claro), quanto pelas pessoas com quem convive. É possível analisar os quatro fatores comportamentais de qualquer pessoa apenas observando.

Observe então esses comportamentos:

  • A pessoa que é dominante provavelmente recebe elogios por sua firmeza e objetividade, mas, em compensação, costuma ser criticada por amedrontar os outros.
  • A pessoa obediente tende a ser gentil e simpática, mas tem dificuldade em dizer não, e por isso pode diminuir sua produtividade em função de querer agradar à todos.
  • A extrovertida normalmente é carismática e animada, porém pode falar demais.
  • A introvertida é boa ouvinte, entretanto tem dificuldades para se expressar. 
  • A criativa é flexível, no entanto, costuma ser desorganizada.
  • A impaciente é rápida, não obstante impulsiva.
  • A calma é ponderada, contudo, demora para decidir-se.
  • A detalhista é organizada, todavia, pode ser centralizada. 

Você se identifica com alguns destes comportamentos?

Consegue observar estes comportamentos nos colaboradores da sua empresa?

Existem basicamente quatro perfis comportamentais DISC, relacionados com muitos destes comportamentos relacionados acima.

Há várias combinações possíveis e diferentes predominâncias de variados níveis para estes quatro perfis, que geram personalidades singulares, índices e percepções de mundos diferentes que são medidos pelo sistema, apenas reforçando que cada pessoa é única, mas ainda sim pertence a um grupo.

O DISC é um exemplo de ferramenta que pode ser utilizada pelo RH e por gestores que tenham interesse de conhecer a fundo o comportamento dos colaboradores, contribuindo positivamente para os resultados das empresas e das organizações. Sua ação se faz necessária em diversas principalmente para acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores em Home Office.

Clique no link acima para saber mais sobre o Profiler DISC e se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato para uma conversa com nossos especialistas.

One Comment
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *