Como Evitar as Demissões Inesperadas.

Como Evitar as Demissões Inesperadas.

Saber como evitar as demissões inesperadas é um passo importante para que as empresas possam reter seus melhores talentos e também economizar no que diz respeito aos custos que envolvem perder um funcionário e ter que contratar outro. Para que sua gestão seja eficiente, prezando também por esse ponto, confira as dicas que colocamos nesse post.

Dicas de como evitar as demissões inesperadas.

Não há muito segredo ou grandes técnicas a serem adotadas quando falamos de como evitar as demissões inesperadas. Com ações simples isso já é possível.

Confira algumas delas:

Ofereça um ambiente de trabalho agradável.

Quanto mais à vontade seu colaborador se sentir, maior será sua vontade de ir trabalhar todos os dias, afinal ninguém gosta de estar em um local que não seja acolhedor e convidativo. Sendo assim, busque criar um ambiente de trabalho agradável em todos os sentidos possíveis, não é necessário fazer altos investimentos para ter uma equipe motivada, mas um ambiente agradável, benefícios oferecidos também devem ser atrativos, e ir além do transporte e da alimentação sempre que possível.

Desenvolva os Líderes.

Outro ponto importante é saber desenvolver a liderança, formando-os para que, mesmo em uma posição acima, saibam lidar de igual para igual com todos os membros da equipe. Isso é fundamental para que seus funcionários, sintam que de fato são parte integrante de algo maior e não queiram pedir demissão.

Ofereça um Plano de Carreira.

Saber como evitar as demissões significa também compreender que as pessoas tendem a querer ficar em empresas nas quais possuem possibilidade de crescimento, por isso é importante oferecer, além de benefícios e um ambiente agradável, um plano de carreira, mostrar que se importa com o crescimento profissional de cada um.

Ofereça Treinamentos.

De nada adianta exigir cada vez mais resultados quando seus colaboradores não possuem a chance de aprender mais sobre suas áreas de modo a “sair do lugar”. Ao oferecer treinamentos internos você estará, além de tudo, mostrando que se importa com o crescimento profissional de cada um.

Ouça sua Equipe.

Que tal ouvir o que todos têm a dizer antes de tomar uma decisão por toda a equipe? Peça a opinião de seus colaboradores sobre assuntos importantes, principalmente os que dizem respeito diretamente a eles, e estará automaticamente fazendo com que todos se sintam valorizados e de fato parte integrante da organização.

Apresente Propósitos.

Além disso, que o trabalho desenvolvido possui propósito, por sua vez, ajuda cada colaborador a perceber o real motivo por trás de cada tarefa realizada, o que aumenta a motivação. Tal propósito pode estar ligado a causas sociais ou mesmo vendas, mas devem existir sempre.

A Valorização de Talentos como forma de Evitar as Demissões Inesperadas.

A valorização dos talentos é primordial para evitar que os funcionários peçam demissão, mas como trabalhá-la?

Não é preciso fornecer um aumento para valorizar os colaboradores, mas sim buscar formas de deixar claro que reconhece seus esforços para manter os bons resultados da empresa. Fazer elogios, por mais simples que sejam, já surte ótimos efeitos.

O primeiro passo para isso é mostrar interesse pelas competências de cada colaborador, além de oferecer cargos que tenham a ver com elas e que, consequentemente, tornem o trabalho mais prazeroso. Um dos motivos que mais levam aos pedidos de demissão, por sinal, é a rotina com atividades que não condizem com o perfil de quem as executa.

Outra forma eficaz de valorizar cada pessoa dentro de sua empresa é dando o devido valor aos talentos que cada uma possui, permitindo que eles sejam colocados em prática no dia a dia. Isso inclui dar voz aos seus colaboradores, valorizando também a opinião de cada um, e alocá-los em atividades que realmente combinem com seu perfil.

Para conhecer mais a fundo seus colaboradores e saber como alocá-los em vagas que combinem com eles, basta adotar a análise de perfil comportamental como sua aliada de gestão. Com o software Profiler, referência no assunto, é possível obter dezenas de informações sobre a pessoa avaliada em pouquíssimos minutos, ajudando de forma efetiva na tomada de decisão.

Além disso, o software atua de forma eficaz tanto na hora da contratação quanto na retenção em si. Ou seja: quem busca saber como evitar as demissões inesperadas encontra nesse aliado a oportunidade perfeita para realocar os funcionários para vagas que de fato sejam interessantes para eles. Quer saber mais? Entre em contato para conversar com nossos especialistas.

2 Comments
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *