Comportamento Corporativo Perfil Comportamental RH Treinamentos

Como agir com cada Perfil Comportamental DISC

O que fazer e o que não fazer com cada Perfil Comportamental DISC

Você já parou para pensar que para uma boa gestão é preciso ir além de simplesmente conhecer o perfil comportamental DISC de seus colaboradores, buscando entender também as melhores formas de lidar com cada pessoa?

Muitos gestores cometem o erro de não se atentar a esse detalhe, e as consequências muitas vezes afetam negativamente a empresa. Agir de forma errada com alguém, sem considerar seu perfil comportamental, pode até mesmo levar a um pedido de demissão, por exemplo.

Confira abaixo o que fazer e o que não fazer com cada perfil comportamental e evite que sua empresa também cometa esse erro.

O que fazer e o que não fazer com cada Perfil Comportamental DISC

Saber como lidar com outras pessoas é a chave para qualquer trabalho em equipe. E se considerarmos que uma empresa nada mais é do que justamente um time, independente de seu tamanho, a importância dessa atitude se torna ainda mais nítida.

Saber como colocar isso em prática, sem conhecer a fundo cada colaborador, muitas vezes é difícil. Mas uma vez que é possível identificar seu perfil comportamental, se torna muito mais fácil.

A seguir, confira cada perfil comportamental DISC que pode ser identificado através da ferramenta e como lidar com cada um deles.

Perfil Executor

Caracterizado como destemido e aberto a desafios, o perfil comportamental Executor costuma ser dominante e competitivo. A melhor forma de lidar com ele, portanto é ter um relacionamento que foque nos negócios, livre de sentimentos.

Evite tentar ensinar algo, abrindo espaço para que descubra o que for preciso por conta própria. Outra dica importante do que não fazer com um colaborador desse perfil é dizer a ele o que fazer ou mesmo passar muitos detalhes relacionados a uma tarefa, uma vez que seu foco é na ação.

Perfil Comunicador

O próprio “nome” desse perfil comportamental já diz muito sobre ele, e para lidar com ele nada melhor do que literalmente focar no relacionamento e na interação, ouvindo e sugerindo ideias.

Por outro lado, certamente haverá distanciamento caso esse relacionamento seja livre de sentimentos, com diálogos frios e impessoais. Discutir com uma pessoa com perfil Comunicador também não é indicado, bem como não prestigiá-lo quando houver chance.

Perfil Planejador

Estabilidade, calma e paciência. Essas são algumas das principais características do perfil Planejador, por isso uma das maneiras corretas de lidar com ele é justamente não adotando um ritmo frenético de trabalho.

Ao invés disso, lhe entregue sempre por escrito o que for acordado em conversas e reuniões, saiba ouvi-lo e mostre interesse na pessoa, e não no profissional. Em hipótese alguma adote mudanças repentinas ou frequentes, evitando também introduzir a pressa em seu ambiente de trabalho.

Perfil Analista

Se você é o tipo de pessoa sistemática e organizada, certamente encontrará facilidade para lidar com o perfil comportamental Analista, conhecido por ser conservador e atento aos detalhes.

Possibilitar que ele tenha em mãos todas as informações de que precisa para realizar um trabalho também o tornará um colaborador motivado e satisfeito. Da mesma forma, agir de forma genérica, sem fornecer detalhes e acelerando decisões que precisam ser analisadas com calma, provavelmente o frustrará.

Deseja obter mais conhecimentos sobre os comportamentos e ações dos Perfis Comportamentais DISC? Torne-se um Especialista nesta Metodologia, com a nossa Formação de Analista Comportamental DISC.

Fale agora mesmo com a nossa equipe e consultores e garanta sua vaga na próxima turma.