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Inteligência Emocional e Autoconhecimento: Entenda e Aplique já

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Sabemos que o mercado está cada vez mais exigente, e é comum que muitos profissionais tenham dificuldade em lidar adequadamente com os altos e baixos do cotidiano de trabalho.

Uma solução assertiva é saber desenvolver a inteligência emocional para que seja de seu conhecimento como, por exemplo, controlar suas emoções e não deixar que elas interfiram de maneira negativa em suas funções. A pessoa que se conhece não se assusta com facilidade em situações incomuns e sabe lidar com as adversidades do dia a dia.

Mas, você já sabe exatamente o que é inteligência emocional e como é possível trabalhar essa habilidade? No artigo de hoje vamos explicar como surgiu o conceito de inteligência emocional, e te exemplificar os benefícios que aprender mais sobre si pode trazer para a sua vida pessoal e profissional. Ficou interessado? Continue a leitura do artigo!

 

Como surgiu o conceito da Inteligência Emocional

A inteligência emocional é um conceito da psicologia criada por Daniel Goleman e corresponde à habilidade de gerenciar os próprios sentimentos, de modo a assegurar os níveis de estresse, resolver conflitos e desafios, comunicar-se de forma adequada, ser empático e compreensivo, saber ouvir o outro e a si mesmo com maior equilíbrio. Ou seja, entende-se que o termo diz respeito à habilidade de reconhecer, avaliar e regular emoções.

Quando você é alguém que possui esse tipo de habilidade, torna-se capaz de reconhecer não só o seu próprio estado emocional, mas também os estados emocionais dos outros, se envolvendo com as pessoas ao seu redor de modo a cativá-las para ajudar a se descobrirem.

As emoções desempenham um papel importante em todos os aspectos da nossa vida. E isso vale para a nossa carreira já que emoções direcionam as nossas ações e são elemento fundamental para a tomada de decisões.

Por isso, precisamos aprender a usar as nossas emoções de maneira que elas estejam a nosso favor. Para isso é preciso desenvolver a inteligência emocional.

 

Qual a sua importância na sua carreira?

No dia a dia profissional, existem diversas dificuldades que podem afetar sua saúde e o sucesso da sua carreira. Como, por exemplo, precisamos pensar em como a ansiedade elevada pode causar efeitos negativos nas relações de trabalho.

A inteligência emocional é útil, por exemplo, nos momentos de interpretar feedbacks e refletir sobre o que precisa ser melhorado na sua atuação. Sem dúvida, desenvolver essa habilidade faz diferença na carreira e torna mais fácil que o profissional obtenha destaque e consiga conquistar seus objetivos.

 

Desenvolva agora a sua Inteligência Emocional com essas dicas

Separamos para você dicas úteis para você começar a desenvolver agora mesmo a sua inteligência emocional Confira:

Conheça seus pontos fortes e pontos a desenvolver

O primeiro passo não poderia ser outro: é preciso se conhecer. Faça um pequeno diagnóstico de como está sua inteligência emocional hoje. Quais são os seus pontos fortes e fracos nesse aspecto? Elabore perguntas fáceis e compreensíveis para você saber analisar e achar os aspectos corretos para cada uma delas.

Tente perceber quais são as situações que tiram você do sério e trazem uma onda emocional de difícil controle.

 
Desenvolva resiliência

Resiliência é a habilidade de lidar com dificuldades. Ela é um aspecto central da inteligência emocional no trabalho, já que a carreira nos coloca diante de vários desafios. Saiba que nem tudo será fácil, mas que é possível ser resiliente e driblar os problemas.

Foque a resiliência, principalmente, quando receber feedbacks que não são positivos. Em vez de deixar o emocional aflorar e entristecer-se, lembre-se de considerar o que pode ser melhorado. Assim, o feedback é utilizado para o seu crescimento.

 
Aplique a empatia

Mais uma característica essencial no trabalho é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro e entendê-lo previne muitos conflitos nos relacionamentos. Quando for preciso resolver dificuldades com os colegas, tente praticar a empatia e comunicar-se da melhor forma. Controle emoções como as de raiva ou de frustração e busque uma solução conjunta.

 
Tenha uma postura positiva

Por fim, ter uma postura positiva diante dos problemas é uma qualidade que pode mudar sua vida profissional. Imagine quanto o dia a dia de trabalho fica mais leve quando convivemos com pessoas que lidam de maneira positiva com as situações desafiadoras?

Que tal ser uma das pessoas que desenvolve essa habilidade profissional? Depois de saber o que é inteligência emocional e acompanhar nossas dicas de como desenvolvê-la no trabalho, você pode colocar as orientações em prática. Certamente, isso trará ótimos efeitos no sucesso da sua carreira.

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