Comportamento Corporativo Gestão Comportamental Perfil Comportamental

Análise Comportamental: a chave para lidar com diferentes gerações dentro da sua empresa

Análise Comportamental: Aprenda a gerenciar sua equipe

Toda empresa é composta por colaboradores de diferentes gerações. Mesmo com novos modelos de empresas surgindo, é inegável que é preciso ter diferentes perfis de pessoas trabalhando nelas dia a dia, e é aí que, muitas vezes, surge por parte dos gestores o receio de não saber lidar com tais perfis e ter que, provavelmente, gerir conflitos.

Porém esse cenário, no qual diferentes saberes contribuem para o bem comum, pode ser extremamente positivo quando bem gerido, principalmente se essa gestão se der com base na Análise Comportamental.

Mas, antes de falarmos dessa análise, vamos a um tópico extremamente importante.

As Diferenças entre as Gerações

O famoso vídeo All Work And All Play carrega uma grande reflexão a respeito do fato de fazermos, ou não, aquilo que realmente nos deixa felizes.

Um dos seus melhores trechos fala a respeito de qualquer emprego ter o potencial de enlouquecer uma pessoa e, mesmo assim, ter alguns lados positivos, como os reconhecimentos e as férias. Mas, como também abordado no vídeo, é preciso mais do que esses “pontos positivos”: é preciso que todos os dias sejam dias felizes na vida dos colaboradores de uma empresa.

Para isso, e para que se sintam motivados, esses colaboradores precisam poder agir de acordo com suas habilidades e aptidões, sendo essas características que mudam de pessoa para pessoa e, também, de geração para geração.

Cada geração possui suas particularidades em relação ao trabalhado, como explicado nesse artigo, e é preciso que toda empresa saiba respeitar isso. A geração Z, por exemplo, preza não apenas pela entrega de resultados e valorização profissional, mas também pela liberdade e a flexibilidade dentro do ambiente de trabalho.

Mas como trabalhar tantas particularidades e conseguir, dentro de uma empresa, lidar com diferentes gerações, criando um ambiente de trabalho que seja bom para todos?

Por meio da Análise Comportamental!

 

A Análise Comportamental como forma de Gerir diferentes Gerações

Quando falamos de diferentes gerações, estamos falando também de diferentes comportamentos e, claro, diferentes Perfis Comportamentais dentro de uma mesma empresa.

Logo, adotar a Análise Comportamental como aliada é a forma mais assertiva de conseguir oferecer, para cada colaborador, aquilo que ele busca profissionalmente, o motivando ao mesmo tempo em que leva para a empresa a certeza de que os melhores resultados virão.

Você deve estar se perguntando como isso é possível, e eis uma rápida explicação:

Essa análise permite saber a qual Perfil Comportamental um colaborador pertence, o que dá a gestores, líderes e profissionais de RH o apoio necessário para colocar a pessoa certa no cargo certo. E, uma vez ocupando funções que de fato combinam com seus perfis, todos se sentem mais motivados e engajados.

Mas, atenção: quando falamos de gerações distintas, é importante se atentar não só apenas ao preenchimento correto das vagas, mas também a mostrar para cada pessoa que a empresa é capaz de “falar sua língua”.

A linguagem utilizada para uma conversa com a geração X, por exemplo, preferencialmente não deve ser a mesma utilizada para uma conversa com a geração Z, e esse é o tipo de detalhe que também faz a diferença quando se quer criar motivação e sentimento de pertencimento.

Se em sua empresa há dificuldades em relação a lidar com diferentes gerações, comece uma transformação agora mesmo!

Fale com os nossos consultores e saiba mais como a Análise Comportamental pode te ajudar a solucionar não só esse, mas também inúmeros outros desafios enfrentados pelas empresas diariamente.

Melhore a Gestão da Equipe com o Profiler DISC