5 dicas para extrair o melhor dos Comunicadores.

5 dicas para extrair o melhor dos Comunicadores.

Em nossa série de artigos relacionados à análise de perfil comportamental, temos explicado tudo sobre os perfis existentes e mostrado como sua empresa deve lidar com cada um deles. No conteúdo de hoje, falaremos especificamente sobre o que pode ser feito para que se possa extrair o melhor dos colaboradores que possuem o perfil comunicador e estão entre os mais queridos por toda a equipe.

Confira a seguir.

O Perfil Comportamental Comunicador.

Não há exagero quando dizemos que o perfil comportamental comunicador está entre os mais queridos: conhecido por sua alta influência, ele é justamente o que mais preza pelo relacionamento interpessoal, trabalhando-o de forma agradável e inclusive criando mais motivação entre todos os colaboradores através de seu entusiasmo. Outros pontos interessantes a citar a seu respeito são:

  • Trata-se de um perfil que preza o status e o prestígio.
  • Possui facilidade para criar redes de contatos e interagir com elas.
  • É extremamente amigável e sociável.

Com características como essas pode parecer que é fácil obter o melhor dos colaboradores que são comunicadores no que diz respeito ao comportamento, porém é preciso tomar alguns cuidados, mencionados no próximo tópico.

Como extrair o melhor do perfil comportamental Comunicador.

Para poder extrair o máximo dos comunicadores que existem em sua empresa é preciso ir muito além de buscar se relacionar bem com eles. Veja abaixo 5 dicas para que essa tarefa se torne mais fácil e gere mais resultados:

Priorize as atividades que envolvem pessoas.

Os comunicadores, como o nome sugere, prezam pela comunicação, portanto de nada adianta deixá-los isolados. Pode parecer um tanto óbvio, mas ao não se atentar a esse fato você pode delegar a um colaborador desse perfil tarefas que exigem muita análise de dados, por exemplo, e pouco contato com outras pessoas, o que certamente geraria frustração. Comunicadores precisam se comunicar com as pessoas, e a melhor forma de motivá-los é permitindo que façam isso.

Deixe claro que o relacionamento interpessoal não deve interferir no trabalho.

Embora o relacionamento interpessoal seja a chave para ver uma pessoa do perfil comunicador feliz, ele não irá ocorrer todo o tempo, afinal, muitas tarefas devem ser trabalhadas no dia a dia, incluindo aquelas que pedem foco e atenção. Levando isso em consideração, dê a liberdade que seu colaborador precisa para se comunicar, mas deixe claro que seu desempenho não deve ser afetado e os momentos que exigem disciplina devem ser respeitados.

Reforce que é preciso haver um pouco de formalidade no dia a dia.

Outro ponto importante que deve ser trabalhado com colaboradores desse perfil comportamental para que seja possível obter seu melhor diz respeito ao entusiasmo e à alegria que não raramente existe no ambiente em que eles estão. São características próprias de um comunicador, porém é preciso dosar os momentos em que devem aparecer. Se preciso, tenha conversas sobre a importância de agir com mais formalidade em momentos específicos, como reuniões.

Tenha por escrito todos os acordos que forem feitos.

Comunicadores são alegres, como mencionamos acima, e estão sempre buscando formas de usar as palavras e o convívio com os colegas para realizar um bom trabalho, e certamente decorar dados, regras e acordos não faz parte de suas prioridades. Sendo assim, para evitar imprevistos, sempre que acordar algo com uma pessoa desse perfil faça um resumo por escrito e lhe entregue uma cópia.

Dessa forma as informações não irão se perder.

Dê abertura para opiniões e ideias.

Aproveite o talento nato para comunicação que esse perfil possui para debater ideias e opiniões, tanto as suas quanto as do colaborador em si. Isso o deixará mais confiante, principalmente se for feito de forma respeitosa e, se possível, envolvendo elogios ao seu trabalho.

Muitas vezes ao conhecer as características dos perfis comportamentais temos a ideia de que é simples lhe dar com eles, mas dicas como essas são sempre úteis.

Sinta-se à vontade para conversar com nossa equipe sobre o assunto ou tirar qualquer dúvida que tenha surgido sobre o perfil comunicador.

One Comment
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *