Quem tem perfil de Home Office?

Quem tem perfil de Home Office?

Muitas empresas estão aderindo à onda do trabalho de casa ou o conhecido trabalho de Home Office com a atual situação do país. Mas esta é uma prática que as empresas de grande porte, já vem implantando a bastante tempo.

Trabalhar em casa pode trazer algumas vantagens, como aumentar a produtividade, não perde tempo no trânsito e com as interrupções do dia a dia, mas esta prática não funciona para todos. Nem todo mundo tem perfil de Home Office.

É claro que neste momento, não temos opção, pois o medo, o receio de sair de casa e ser contagiado, afeta a população e o país de forma geral, mas precisamos consciência e refletir assim que este momento passar.

Para isso, refletir sobre qual  a melhor forma de trabalhar para você, se prefere ficar isolado no seu canto ou interagir com colegas. Se você costuma ir pra sala de reuniões e ficar isolados, fazendo seu trabalho sozinho, o home office pode ser muito bom, para manter esse ritmo.

Estes perfis de colaboradores, costumam ser os Planejador e Analistas, que são pessoas caracterizadas pela sua organização e disciplina.

Mas se você é daqueles que gostam de falar com todo mundo, interagir no cafezinho, sair pra almoçar com os colegas e ver o agito da sala ao meio do expediente, provavelmente vai sentir falta desse movimento se trabalhar em casa. Porém se fizer uma ou duas vezes na semana, talvez consiga manter o bom ritmo.

Estes perfis de colaboradores, costumam ser o Comunicadores e Executores , são pessoas que gostam de socializar com amigos, colegas de trabalho, sentem a necessidade de expor suas opiniões, tem a facilidade de comunicação e otimismo e gostam de trocar ideias mesmo com pessoas que conhecem a pouco tempo.

Dessa forma, um colaborador incapaz de exercer seu trabalho com autonomia e liberdade terá grandes dificuldades para manter a sua produtividade no modo Home Office. Existem pessoas que simplesmente produzem mais trabalhando em equipe e, por isso, precisam de uma colaboração constante do time.

Outro ponto importante, é ter um ambiente em casa organizado e propício para o trabalho de Home Office. Um espaço reservado, tipo escritório, com uma boa iluminação, uma internet de boa qualidade, alguém que possa cuidar das crianças pequenas. Essas são algumas questões que devem ser levadas em conta.

Mas neste momento não podemos escolher apenas alguns perfis que se adaptariam mais em algumas atividades, ao invés de outras. O momento é delicado e precisamos unir nossas forças, para o bom funcionamento da empresa, mantendo a boa produtividade, o comprometimento, e a automotivação para o trabalho.

O ganho maior disso tudo, é poder desenvolver competências que não são do nosso perfil predominante, porque todos nós somos todos os perfis comportamentais, e podemos desenvolver um mindset de que trabalhar em casa ou no escritório é a mesma coisa, afinal das contas, as organizações compram a inteligência e a disponibilidade de tempo do colaborador e não a presença física. O que importa é o resultado do trabalho contratado.

 

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *