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Liderança: Identifique o Perfil mais Adequado ao Momento Situacional da Empresa

Liderança - identifique o perfil adequado ao momento da empresa

Atualmente vivemos em ambientes de trabalho mais turbulentos e com novas demandas. Nesse sentido, as empresas precisam de líderes que saibam interpretá-lo e tomar as devidas providências, conforme cada situação. Mas, afinal, quais são as características de uma boa liderança?

 

Características que um Líder precisa Desenvolver 

Sobre o conceito de liderança, sabemos que é a arte de comandar pessoas. O líder precisa, então, atuar de forma positiva para atrair bons comportamentos de seus liderados.

Entre as características de uma liderança positiva, podemos citar:

1 – Saber Analisar e Delegar

O líder sabe analisar a situação e delegar, afinal, é dessa maneira que ele executa as estratégias de gestão da empresa.

2 – Comunicação

O líder sabe descrever de modo claro o que deseja de seus colaboradores, o que é importante para o sucesso da equipe e para que o ambiente de trabalho tenha um melhor clima organizacional.

3 – Sabe Definir Metas

Em todas as empresas e de todos os portes, o líder deve saber o que é prioritário e definir as metas para assim chegar aos objetivos do negócio.

Além disso, o líder deve saber transmitir os objetivos e metas de forma clara para todos.

4 – Confiança

O líder sabe que tem horas que o mercado não vai bem e nem os resultados da empresa. Por isso, ele deve ser capaz de transmitir confiança aos colaboradores.

Isso para que a equipe continue tendo moral elevada e confiança no negócio.

 
5 – Desenvolve o Time

O líder ao exercer a sua liderança, ele se preocupa em oferecer programas de capacitação e desenvolvimento para seu time, de modo a alcançar excelentes resultados para o negócio.

 

A Liderança Situacional

Hoje, temos um tipo de liderança chamada situacional, onde os líderes analisam o contexto para começar a agir.

Essa condição vem de uma teoria desses autores: Paul Hersey e Kennetth Blanchard, tal teoria é de 1969. Esses autores trazem um tipo de licença que precisa se adaptar às demandas do ambiente, ao contornar os problemas.

Para que a liderança situacional tenha sucesso, o líder deve saber dispor de competências para guiar os colaboradores e delegar funções conforme o perfil de cada um.

Para isso, o líder deve entender do perfil comportamental de cada colaborador, para que ele tome as melhores decisões, de modo que o pessoal exerça seu potencial de maneira proveitosa.

 
Como Agem os Líderes em Diferentes Situações?
    • Respeita as características comportamentais e psicológicas de cada colaborador, considerando que as pessoas são diferentes;
    • Consegue identificar o fit cultural dos colaboradores, que diz respeito à capacidade de cada um em se adaptar aos valores e estratégia da empresa;
    • Conhece o perfil comportamental dos colaboradores, para isso o líder usa das melhores ferramentas para tal, dentre elas está o Profiler DISC;
    • Apresenta as avaliações aos seus colaboradores, evidenciando os pontos positivos e a melhorar, através de um feedback individual. Para isso, ele sempre conta com uma ferramenta de análise de perfil comportamental;
    • Mantém um canal de comunicação aberto, sempre buscando ouvir e se comunicar assertivamente com seus colaboradores;
    • Guia e orienta os profissionais, mostrando o que fazer em cada momento e em diferentes situações, para que a estratégia da empresa seja bem-sucedida;
    • Procura alinhar os interesses dos profissionais com os interesses e resultados da empresa;
    • Estimula o desenvolvimento dos colaboradores, mostrando o caminho a seguir e preparando o plano de desenvolvimento individual para cada colaborador, conforme cada perfil.

Agora que você conhece as maneiras de identificar a melhor liderança para sua empresa, acesse agora nosso blog e saiba mais sobre Gestão de Pessoas.

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