Identificar perfis comportamentais ajuda nos relacionamentos interpessoais.

Identificar perfis comportamentais ajuda nos relacionamentos interpessoais.

Os perfis comportamentais nem sempre são trabalhados como deveriam dentro das empresas. Eles existem e são de extrema importância, isso é fato. Mas é preciso saber enxergar todo o seu potencial para extrair o melhor de cada um. Estamos falando de uma análise simples a fim de identificar os comportamentos aparentes e demais características de cada colaborador.

Não se trata de algo invasivo, muito pelo contrário: é através dessa análise que cada pessoa, incluindo você, passa a se conhecer melhor, podendo se relacionar de forma mais construtiva com os demais.

Relembrando os perfis comportamentais.

Para entender o que os relacionamentos interpessoais têm a ganhar com os perfis comportamentais é preciso, antes, relembrar o motivo de eles serem tão importantes.
Como mencionado acima, é através da análise de perfil que podemos descobrir os comportamentos aparentes de cada pessoa, além de outras características importantes.

Por exemplo:

PERFIL COMPORTAMENTAL COMUNICADOR
Se relaciona com facilidade, é extremamente otimista e persuasivo.

PERFIL COMPORTAMENTAL EXECUTOR
Gosta de desafios, é destemido e tende a ser dominante, além de competitivo.

PERFIL COMPORTAMENTAL PLANEJADOR
Mais conservador, é estável e muito paciente, mantendo um ritmo consistente em tudo que faz.

PERFIL COMPORTAMENTAL ANALISTA
Igualmente conservador, preza pela organização e atenção aos detalhes, além da autodisciplina constante.

Em poucas palavras, apenas com o básico de cada um desses perfis comportamentais, já é possível notar o quanto diferem uns dos outros, não é mesmo?
E é assim também no mundo corporativo, dentro das empresas: cada pessoa apresentará um tipo de comportamento em tudo o que faz, justamente por causa do perfil ao qual pertence.

Num primeiro momento pode parecer que esse será o ponto inicial de um conflito, mas os relacionamentos interpessoais tendem a melhorar quando a análise de perfil comportamental entra em ação.

A melhora nos relacionamentos interpessoais: equipes mais unidas e colaboradores mais valorizados.

O primeiro passo para que os perfis comportamentais sejam utilizados a favor dos relacionamentos interpessoais dentro de sua empresa é fazer com que cada colaborador:

  • Entenda o motivo de se descobrir esse perfil;
  • Conheça seu próprio perfil comportamental;
  • Conheça e respeite os perfis dos demais colaboradores.

Somente assim será possível demonstrar que cada perfil é único e requer ser entendido como tal. O segundo passo, que irá ajudar na construção de equipes mais sólidas, é colocar os colaboradores em funções que combinem com seus perfis, pois somente assim se sentirão valorizados e motivados a gerarem cada vez mais resultados.

Com todos sabendo da existência dos perfis comportamentais e seus desdobramentos, e estando nas funções que de fato gostariam de exercer, além de entender que cada pessoa que compõe a empresa possui suas particularidades essenciais para os resultados, os relacionamentos interpessoais, enfim, se tornarão mais sólidos.

Os conflitos tendem a diminuir cada vez mais, fortalecendo todas as equipes de sua empresa e contribuindo significativamente para o surgimento de resultados cada vez melhores.

Quer saber mais sobre como isso é possível, e como começar a desfrutar desse benefício? Entre em contato para que nossa equipe possa te explicar mais sobre perfis comportamentais.

One Comment
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *