Equipes Alta Performance Perfil Comportamental RH

Como fazer uma Contratação Assertiva

Como fazer uma Contratação Assertiva

Dificilmente encontraremos gestores e profissionais de RH que não se preocupem em como fazer uma contratação assertiva, e não é para menos: é ela que ajudará a guiar a empresa rumo ao sucesso, e por isso merece atenção. Pensando nisso, separamos nesse post algumas dicas fundamentais, embora simples, para que você também consiga fazer suas contratações da melhor forma possível, sem se preocupar com arrependimentos.

Confira a seguir.

Recrutamento e Seleção com o Profiler DISC

 

A Importância de se fazer uma Contratação Assertiva

Saber como fazer uma contratação assertiva de fato é importante para o sucesso da empresa, como mencionado acima, afinal pensar nessa etapa com cuidado representa melhorar diversos pontos internos que, juntos, elevam os resultados.

Por exemplo:

Ao obter assertividade na contratação de seus colaboradores você terá uma maior interação entre os membros de sua equipe, evitando atritos e criando um ambiente de trabalho agradável. Além disso, um funcionário bem alocado em uma vaga dificilmente precisará ser demitido, o que gera economia, favorecendo o caixa da empresa com a inexistência de custos envolvendo demissões e contratações.

Mas como conseguir essa assertividade? Como evitar que o próprio funcionário tome a iniciativa em relação à sua demissão, por mais que o RH acredite que ele está feliz nas tarefas que desempenha? Confira as dicas abaixo para descobrir as respostas.

 

Dicas para realizar Contratações mais Assertivas

Avalie o Currículo Profissional e o Contexto de Vida do candidato

Temos de admitir, muitas vezes se basear completamente no currículo e seus atributos parece uma solução mais fácil na hora de contratar. Currículos que não se encaixam em critérios arbitrariamente estipulados, como “inglês avançado”, sendo que o colaborador em questão jamais utilizará o idioma, ou “MBA desejável”, sendo que não se trata de um cargo de chefia, são automaticamente descartados, teoricamente facilitando e agilizando o processo de recrutamento.

Conhecemos várias situações e cases, onde o candidato é contratado pelo currículo e demitido em função do comportamento.

O impressionante é que esse tipo de argumento é talvez o mais comumente utilizado na hora de demitir um funcionário, mas não parece ser uma prioridade no processo de seleção da grande maioria das empresas. Já podemos juntar todas essas informações para uma contratação mais assertiva. Outro ponto importante, é o contexto de vida do candidato, e isso diz respeito a experiência de vida, trazendo maturidade pessoal e profissional.

 

Faça perguntas relacionadas ao Autoconhecimento do candidato, principalmente seus valores

Os Valores pessoais do candidato, devem estar ao encontro dos valores da empresa, caso contrário fica impossível de engajar e motivar colaboradores que não tem os mesmos valores que a empresa. Através do que o candidato valoriza na vida, podemos ter uma boa ideia, de como será o desenvolvimento deste candidato.

 

Avalie o Perfil Comportamental dos candidatos

Avaliar os currículos, claro, faz parte de como fazer uma contratação assertiva, bem como realizar testes e dinâmicas para avaliar como cada candidato se sai seja sozinho ou em equipe, mas somente essas táticas não entregam aos gestores o que eles precisam saber.

Os softwares de mapeamento comportamental analisam candidatos, mas para que a escolha tenha maior eficácia, é preciso que você saiba que tipo de pessoa e temperamento realmente está buscando para cada nova posição que é aberta em seu negócio. Assim como, conhecer as particularidades do perfil comportamental do líder ou gestor do departamento  que está abrindo a vaga em questão.

Nessa hora, a análise de perfil comportamental obtida com o software Profiler DISC, utilizado por dezenas de empresa pelo Brasil, será sua maior aliada, pois com ela é possível obter em pouco tempo não só as características do comportamento aparente de cada pessoa, mas também as palavras-chave que os regem, pontos fortes e fracos.

Com isso, descobrindo de fato as aptidões de cada pessoa entrevistada, será possível saber qual realmente se encaixa com a vaga oferecida. Além disso, o Profiler também é importante na hora de ações que visam a retenção de talentos, mantendo os funcionários mais motivados em suas atividades e, assim, evitando a demissão, que geraria despesas para a empresa.

Então, na próxima vez que pensar em contratar alguém, imagine o quão mais duradouro pode ser o seu plano se você investir apenas 7 minutos a mais com cada candidato que se dispuser a ocupar a vaga que você está anunciando.

Quer saber mais sobre como fazer uma contratação assertiva utilizando o perfil comportamental a favor dos candidatos e da empresa? Converse com a nossa equipe agora mesmo para obter mais informações.