Coaching Comportamento Corporativo Sem categoria

5 Dicas para ser um Vendedor de Sucesso!

Recentemente eu estive conversando com um grupo de profissionais de vendas a respeito da área e eles me perguntaram quais eu achava que eram as melhores dicas para ser um Vendedor de Sucesso! de acordo com a minha opinião e experiência.

Abaixo eu compartilho 5 das citadas para eles, que penso serem as essenciais.

Dicas para ser um Vendedor de Sucesso!

1 – Não é o que você diz que importa: É o que seu cliente acredita ou entendeu!

Você pode ter a melhor apresentação de vendas no mundo, mas se o seu cliente não acreditar na sua proposta, então você não terá nenhuma chance. Aproveite o tempo possível para se envolver com o cliente. Gere relacionamento ao invés querer vender produto.

Faça as perguntas certas e deixe que falem as suas demandas ou necessidades. Sim, muitas vezes eles ainda não sabem quais são suas necessidades e você terá que orientá-los, mas no final, se não acreditarem em você, não terá qualquer chance. Ajude o seu cliente a comprar o que ELE precisa e você será mais feliz com isso. Esqueça o “eu” nessa hora. Esqueça as suas necessidades!

2 – Nunca entre numa negociação de vendas se não souber como fará para chegar ao final dela.

Se você não sabe para onde está indo, então como vai chegar lá? A parte mais comum deixado de fora de muitas das apresentações é o próximo passo em direção ao fechamento. Planeje antes quais serão as ações, os passos que serão dados, e então desenvolva a estratégia necessária para o fechamento daquela venda. Tenha o seu processo de vendas mapeado.

Isso não significa que você estará se restringindo a uma ou outra técnica de fechamento. Pelo contrário, significa que você estará preparado para fechar usando várias técnicas diferentes com base no que o seu cliente lhe diz. Preparação é tudo!

3 – Tenha um tempo reservado e dedicado, seja diariamente ou semanalmente, para fazer prospecção.

Muitos vendedores gastam todo o seu tempo fazendo qualquer outra coisa, mas dedica-se muito pouco a fazer prospecção. Se você não se programar e responsabilizar-se por isso, você não irá fazer.

As áreas de vendas, ou melhor, os profissionais de vendas, terceirizaram erroneamente a responsabilidade da prospecção para o Marketing. Se o Marketing não envia os leads, não faz eventos ou qualquer outra ação que traga novos interessados, então o vendedor não prospecta e consequentemente não vende. O vendedor precisa entender e mapear o seu mercado, objetivando criar estratégias de qual o perfil de empresa ele quer ter como cliente. Isso precisa ser uma estratégia pessoal do vendedor e não deve esperar que apenas a empresa lhe diga isso. Tendo isso tudo definido, é hora de ir para ação, ou melhor, prospecção!

4 – Acredite em si mesmo e principalmente no que você está fazendo para ajudar os seus clientes.

Por que alguém deveria comprar alguma coisa de alguém, se a pessoa de quem eles estão comprando nem sequer acredita nele ou no que ele vende? Há uma razão pela qual os vendedores mais autoconfiantes são mais bem-sucedidos.

Em geral quem busca comprar algo, busca por que tem uma necessidade ou problema. Se a pessoa que está levando a solução, a oferta, não passa segurança ou confiança o suficiente de que é capaz de resolver os problemas apresentados, então como irá vender? Ninguém dá aquilo que não tem. Qualquer pessoa que tenha necessidades compra primeiro segurança e confiança, todo o resto vem depois!

5 – Esteja presente e seja disciplinado.

Muitas vendas são perdidas porque o vendedor simplesmente deixou de seguir o processo de venda e fazer os follow-ups necessários. É um comentário triste, onde algo que é tão básico e simples de fazer, é deixado de lado. Algo que poderia produzir mais e mais vendas, não é feito adequadamente, e por isso muitas vendas são perdidas. Infelizmente é um fato! Esta é a principal razão pela qual, quando as empresas estão à procura de vendedores, eu aconselho buscar por candidatos que tenham um histórico comprovado de autodisciplina.

Com base em toda minha experiência eu seguramente afirmo: COMPORTAMENTO é mais importante do que TÉCNICAS! Deixo aqui duas perguntas para reflexão:

Quanto tempo se leva para criar ou mudar um Hábito ou Comportamento? E quanto tempo se leva para aprender uma nova técnica de vendas?

Sem sombra de dúvida que desenvolver novos hábitos e comportamentos, levam muito mais tempo e exigem muito mais esforço e disciplina! Existem poucos Treinamentosque abordam a questão Comportamental dos vendedores.

Se você estava procurando por uma técnica ou dica de vendas infalível, desculpe, você não encontrará aqui. Eu sinceramente não acredito que haja alguma técnica de vendas que seja infalível. Posso dizer que o resumo de tudo é ter a disciplina correta para fazer o trabalho que precisa ser feito, da forma mais correta possível, demonstrando que você realmente se preocupa com eles (clientes), entende suas necessidades e que está lá para ser um facilitador, ajudando-o a comprar o que precisa.

E te digo mais uma coisa, com base em vários vendedores que eu tive o privilégio e oportunidade de trabalhar com eles, eu sei sem sombra de dúvida que, se os profissionais de vendas, fizerem apenas essas 5 coisas e fazê-las bem feito, eles terão uma grande probabilidade de alcançar o SUCESSO.

E você aí, concorda com isso? O que tem feito para melhorar as suas vendas?
Deixe o seu comentário…

Gustavo Pimentel

Master Coach e Especialista em Vendas.

Dicas para ser um Vendedor de Sucesso!