Teste DISC. O que significa cada Letra?

Teste DISC. O que significa cada Letra?

Entender o significado de cada letra nos ajuda a compreender a teoria do DISC, que foi criada a partir de estudos de um psicólogo Americano chamado William Moulton Marston, que a maioria da população adulta apresentava quatro fatores de maneira consistente e duradora, e que seria possível, a qualquer pessoa conhecedora de sua teoria, aprimorar suas habilidades profissionais, relacionamentos e mesmo a qualidade de vida, aprendendo a utilizar , melhor os aspectos comportamentais positivos de sua personalidade, bem como ajustar os negativos.

O que significa cada letra?

O DISC é o nome de uma metodologia de estudo do comportamento humano e não um sistema.

Na terminologia DISC, o comportamento é definido como sendo o somatório dos diversos estilos e respostas de uma pessoa a estímulos variados.

Por seus estudos, Marston concluiu que uma parte importante do comportamento humano poderia ser analisada por meio de quatro grandes características: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Na ferramenta Profiler DISC, usamos as nomenclaturas: Executor, Comunicador, Planejador e Analista, na mesma ordem de Perfis.

O DISC sustenta que todas as pessoas possuem as quatros características básicas de comportamento em diferentes graus  e intensidade. Na verdade, somos uma mistura desses quatros fatores, tendo maior ou menor intensidade de cada um deles.

A formação de nosso perfil se dá num processo único e gradual, se expressando em forma de comportamento, Tem a ver com nossas experiências de vida, experiências profissionais, formação intelectual, valores crenças entre outros aspectos.

Desde a antiguidade, o homem busca compreender melhor o comportamento humano. Esses estudos vêm sendo analisado e se modificando ao longo da história, não sendo assertivo, por exemplo, esperar que o homem moderno tenha o mesmo comportamento dos primatas, onde o extinto natural era uma questão de sobrevivência.

Hoje em dia, sabemos que a razão e o pensamento crítico é o que define o comportamento humano. Ao analisar os pensamentos e estudos, temos várias teorias comportamentais que foram desenvolvidas no decorrer dos séculos, e já no início do século XX essas teorias foram esclarecidas e trazidas para o ambiente corporativo. Assim podemos acompanhar desde os gregos, até o momento atual:

O Profiler foi desenvolvido com amplos estudos e pesquisas, baseando-se não somente na metodologia DISC, mas outras teorias comportamentais e filósofos tais quais, Jung no que se refere ao MBTI, Lumina Spark, Hermann Brain Dominance, Learning Orientation Questionnaire, Etologia, Psicologia Comparativa e Hipócrates.

Sendo assim, os estudos e metodologias comportamentais, foram traduzidas para a cultura brasileira onde foram feitas análises tanto dos perfis comportamentais dos indivíduos como os perfis gerenciais das empresas. Dessa forma, foram detectados 4 perfis distintos, mas que mo ambiente corporativo se complementam. Os perfis comportamentais dectetados pelo Profiler são: Comunicador, Executor, Planejador e Analista. Eles serão destrinchados nas páginas a seguir.

No que se refere a individualidade do colaborador tem os que esta é bem mais complexa do que sugere inicialmente qualquer análise subjetiva de terceiros. A singularidade de cada sujeito, no Profiler, pode ser compreendida a partir da ideia de que somos compostos por um ou dois estilos principais de comportamento que se destaca frente os demais, estes sendo detectados análise das respostas que os próprios candidatos dizem fatores externos e, então, é definido nosso estilo de comportamento em geral.

Quer saber como se tornar um especialista na metodologia DISC? Clique aqui e conheça nossa Formação de Analista Comportamental DISC.

Caso queira, utilizar na sua empresa, entre em contato e converse com um de nossos especialistas. Milhares de empresas por todo o Brasil já utilizam essa ferramenta e estão extremamente satisfeitas com os resultados, e temos certeza de que essa também será a realidade na SUA empresa.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *