O que é Perfil Comportamental?

O que é Perfil Comportamental?

Os colaboradores representam o capital humano de sua empresa e, mais que isso, um forte diferencial perante a concorrência. A individualidade de cada colaborador, que corresponde diretamente ao seu comportamento, representa ainda outro empecilho, que, muitas vezes, leva a desligamentos e conflitos internos.

Entender e explorar o perfil comportamental como forma de aumentar o nível de autoconhecimento e no desenvolvimento das pessoas e empresas de todos os segmentos.

Com o auxílio do mapeamento de perfil comportamental, os profissionais de RH conseguem ser mais assertivos, colocando a pessoa certa na vaga certa, otimizando os processos seletivos, e ainda reduz as taxas de turnover da empresa ou organização.

Entenda o que é Perfil Comportamental

O Perfil Comportamental, explicado de forma simplificada, é o conjunto de características marcantes e predominantes de uma pessoa, ou seja, é a maneira de decifrar e decodificar os comportamentos que as pessoas possuem sob certos estímulos.

A formação de nosso perfil se dá num processo único e gradual, se expressando em forma de comportamento e cada ser humano possui formas diferentes de agir e de se comportar diante das situações

O Perfil Comportamental é muito utilizado nos processos de contratação, colocando a pessoa certa no lugar certo e no desenvolvimento dos colaboradores. Para melhorar a produtividade, motivação e engajamento no ambiente de trabalho.

O DISC é o nome de uma metodologia de estudo do comportamento, a partir dessa metodologia, criaram-se as nomenclaturas que utilizamos hoje e que, inclusive, facilitam muito mais o entendimento.

O Profiler com base em pesquisas e na teoria comportamental DISC, afirma que existem quatro padrões básicos e previsíveis de comportamento, possíveis de serem observados.

O desenvolvimento desta ferramenta empregou o uso de Perfis e Características comportamentais correlacionadas, agrupadas em clusters e em combinações de desempenho.

O DISC sustenta que todas as pessoas possuem as quatro características básicas de comportamento em diferentes graus e intensidade.

Gerir pessoas, sem dúvidas, é uma das tarefas mais desafiadoras de qualquer empresa, sendo preciso pensar constantemente em maneiras de manter equipe motivada e engajada.

Uma vez que se conhece cada colaborador e suas características comportamentais. É possível alocá-los em um cargo que de fato corresponda com o perfil comportamental do profissional.

Com isso, não só os resultados individuais serão melhores, mas também os resultados da empresa como um todo, com funcionários motivados, engajados e, consequentemente, mais produtivos.

Para isso, porém, é preciso utilizar ferramentas específicas, como o software de Mapeamento Comportamental, que auxiliam neste processo.

Falando especificamente sobre o Profiler, é importante ressaltar que essa ferramenta:

  • Entrega mais de 50 informações em menos de 7 minutos;
  • Possui mais de 97% de assertividade;
  • Trabalha com os perfis e todos os seus indicadores;
  • É certificada pelas maiores instituições do país, como USP e UFMG.

Entre em contato com nossos especialistas…

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *