Entenda o que é devolutiva e a sua importância na Análise de Perfil Comportamental

Entenda o que é devolutiva e a sua importância na Análise de Perfil Comportamental

Qualquer profissional que trabalhe com pessoas precisa saber o que é devolutiva. E, quando esse trabalho envolve uma análise de perfil comportamental, esse conhecimento se torna ainda mais importante.

Leia esse artigo até o final para entender mais sobre o assunto, temos certeza que ele será muito útil para você.

Entendendo o que é devolutiva

Como bem explicado pelo Dicionário Informal, a devolutiva nada mais é que:

…Dar o parecer de uma atividade, prova ou tarefa após sua realização com o objetivo de apontar os pontos positivos e pontos a melhorar.”

Trata-se, basicamente, do famoso “feedback”, porém de uma forma mais completa. Não basta, por exemplo, apenas conversar poucos minutos com uma pessoa sobre os pontos a melhorar: é preciso de fato se dedicar a esse momento, mas falaremos um pouco mais sobre isso daqui a pouco.

Antes, é interessante destacar que quem de fato deseja saber o que é devolutiva deve se atentar ao fato de que ela pode, e deve, ser aplicada em diversas situações.

Alguns exemplos:

  • Após a aplicação de provas, quando o professor precisa passar as notas aos alunos;
  • Após processos seletivos, quando é preciso conversar com candidatos que não foram aceitos;
  • Após a aplicação da análise de perfil comportamental, quando a pessoa analisada precisa conhecer tudo que foi detectado através de suas respostas.

É algo que deve ser feito com muito cuidado, principalmente nesse último exemplo.

A devolutiva na Análise de Perfil Comportamental

Quando citamos a questão do cuidado ao dar uma devolutiva, não estamos exagerando.

Ela lida com sentimentos e expectativas das pessoas, por isso você deve se atentar, principalmente quando estiver trabalhando com a análise de perfil comportamental.

É através dessa análise que seu candidato ou colaborador realmente conseguirá se conhecer melhor, afinal apenas lendo os resultados sozinho ele não conseguirá ter uma noção clara de tudo que precisa manter ou melhorar, por isso é tão importante dar uma devolutiva de forma profissional.

Esse profissionalismo surge quando a devolutiva é dada realmente considerando o outro, de modo a ajudá-lo e não colocá-lo para baixo, mesmo mostrando que muitas coisas precisam ser melhoradas.

Para ter uma noção mais clara, indo além de simplesmente descobrir o que é devolutiva, pare por um momento e reflita como seria estar no lugar de uma pessoa que respondeu um teste de perfil comportamental e agora está ansiosa por saber o resultado, pois está em busca de autoconhecimento.

Você gostaria que o profissional fizesse toda a devolutiva em poucos minutos?

O que acharia se ele falasse dos pontos de melhoria como se fossem defeitos seus?

E se ele não se atentasse a tirar todas as suas dúvidas?

Grandes seriam as chances de você sair da devolutiva com uma grande decepção, em diversos sentidos, não é mesmo? E é por isso que prezamos por ajudar diariamente os profissionais que querem entender mais sobre o assunto, para trabalhá-lo com excelência em suas empresas.

Agora que você já sabe o que é devolutiva e o quanto ela é importante dentro de uma análise de perfil comportamental, que tal dar mais um passo e aprender mais sobre como aplicá-la?

Entre em contato com nossos especialistas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *