Perfil Comportamental DISC - Como desenvolver cada Perfil

Perfil Comportamental DISC - Como desenvolver cada Perfil

Perfil Comportamental DISC, para implantar a gestão comportamental de forma eficaz em sua empresa, é preciso conhecer tudo que for possível sobre os perfis comportamentais existentes, auxiliando seus próprios colaboradores a se sentirem realizados com o trabalho desenvolvido.

Esse conhecimento, portanto, significa saber também como auxiliar no desenvolvimento de cada perfil comportamental DISC, considerando que mesmo tendo as características próprias de um determinado perfil, um funcionário pode encontrar dificuldades em trabalhá-las com excelência.

Confira a seguir, algumas dicas para obter o máximo de desempenho de cada perfil.

Como desenvolver cada Perfil Comportamental DISC

Existem quatro perfis comportamentais Profiler DISC: Comunicador, Executor, Planejador e Analista. Cada um, com suas respectivas e exclusivas características, exige também formas únicas para ser desenvolvido, por isso é preciso se atentar, sabendo o que indicar para que esse desenvolvimento ocorra da forma certa. Veja abaixo quais dicas devem ser trabalhadas com esses perfis quando surgir a necessidade de desenvolvê-los:

Perfil Comportamental Comunicador (Influência)

Para obter o máximo desse perfil, oriente-o a controlar seus impulsos, cultivar a perseverança e tornar-se mais reflexivo. Embora colaboradores desse perfil sejam mais sociáveis e devam evitar trabalhar sozinhos, é importante que saibam se afastar de pessoas pessimistas.

Outro ponto fundamental para o desenvolvimento desse perfil comportamental é a utilização de tabela de cronograma e checklists de atividades, que o auxiliará nas habilidades de gerência de tempo.

Perfil Executor (Dominância)

O desenvolvimento do perfil executor envolve a análise de informações antes de qualquer ação, mas também preza pelo cuidado nas relações interpessoais. Oriente colaboradores desse perfil a esclarecerem seus raciocínios nos trabalhos em equipe antes de comunicarem uma decisão, sabendo sempre ouvir e respeitar opiniões alheias, desenvolvendo paciência e cooperação.

É preciso manter em mente que todos são necessários para obter os melhores resultados, portanto ser rude ou ofender os colegas de alguma forma é algo a ser evitado.

Perfil Planejador (Estabilidade)

Um dos pontos a serem trabalhados por um colaborador desse perfil comportamental é compreender as diferenças entre as pessoas, entendendo que nem todos pensam e reagem da mesma forma. É preciso aprender a se comunicar melhor para que todos possam entender suas ideias e sentimentos, e não entender as críticas de trabalho como algo pessoal. Ser rigoroso com si mesmo não levará a lugar algum, sendo importante trabalhar a flexibilidade também em relação às suas rotinas.

Perfil (Conformidade)

Por fim, as dicas para o desenvolvimento do perfil comportamental analista também pedem um comportamento mais sociável, mostrando mais abertura para o modo de pensar de outras pessoas e valorizando as relações interpessoais.

Se isolar demais não é o caminho certo para se desenvolver, bem como dar demasiada importância às críticas internas e aos imprevistos.

Se você já identificou os perfis comportamentais de sua equipe, aproveite essa dica para desenvolvê-los e criar resultados ainda mais satisfatórios para toda a empresa, além de manter os colaboradores motivados e engajados, enxergando propósito nas tarefas que realizam.

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre cada perfil, como suas principais características, seus comportamentos aparentes e, claro, como descobrir cada um deles, venha se tornar um Analista Comportamental pela Gescon!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *