Como liderar em tempos de incerteza: 5 dicas que um líder precisa seguir

Como liderar em tempos de incerteza: 5 dicas que um líder precisa seguir

É muito importante que você saiba como liderar em tempos de incerteza, afinal as mudanças podem ocorrer a passos largos e mexer com a realidade de sua empresa em um curto espaço de tempo. Um exemplo claro nesse sentido são as mudanças ligadas aos avanços tecnológicos, que têm por objetivo ajudar as corporações, mas também podem gerar incertezas.

Sabemos que situações como essas podem criar um sentimento de vulnerabilidade nos colaboradores e criar um cenário que, aparentemente, é difícil de administrar. Mas é justamente esse cenário que pode te ajudar como líder, explorando sua criatividade e forma de lidar com desafios. E boas dicas sempre são bem aceitas na hora de buscar melhorias, não é mesmo?

Por isso, abaixo separamos 5 delas para te ajudar.

Confira.

Dicas de como liderar em tempos de incerteza

CONHEÇA O PERFIL COMPORTAMENTAL DOS SEUS COLABORADORES

Conhecer o Perfil Comportamental dos seus colaboradores, é uma das melhores maneiras de você conseguir entender como cada colaborador funciona e como reagirão em momentos de pressão e de mudanças bruscas, como o que estamos vivenciando agora em tempos de pandemia. 

Líderes também devem ser um Analista Comportamental, para potencializar os seus resultados.

MOSTRE CONFIANÇA, CALMA E CORAGEM

Um bom líder é aquele que sabe atuar como guia junto à sua equipe, e em tempos de incerteza isso se torna ainda mais importante.

Tente passar o máximo de confiança e calma, até mesmo para evitar que qualquer caos se instale, e também tenha coragem para tomar as iniciativas que forem necessárias.

Isso mostrará aos colaboradores que, independente do que possa acontecer, é preciso seguir em frente e continuar em busca de bons resultados.

CRIE PLANO B

O afastamento social expôs um grande número de empresas que não tinham um “plano B” e sofreram para conseguir manter suas operações, mostrando a importância de traçar um plano B.

Bem… precisamos pensar nesse sentido, lembrando que liderar em tempos de incerteza também envolve interagir com sua equipe e saber entender as necessidades de cada colaborador. Sendo assim, trace esse plano em parceria com seus colaboradores criando, juntos, estratégias que minimizem possíveis perdas.

TENHA AS ATITUDES QUE DESEJA VER NOS DEMAIS

Você quer que seus colaboradores tenham iniciativa e busquem enxergar as oportunidades nos momentos de incerteza, inspirando os demais?

Pois bem: você mesmo pode começar esse movimento, adotando para si as atitudes que quer ver nos demais.

Lembre-se que as pessoas se guiam pelo exemplo, e muitas vezes podem estar esperando uma iniciativa sua para saberem como devem agir.

SEJA TRANSPARENTE

Notícias falsas, rumores… Esses e outros fatores contribuem para criar ainda mais incerteza e insegurança, e por isso você, como líder, deve prezar pela transparência o tempo todo.

Comunique-se com seus colaboradores utilizando informações verdadeiras, e deixe-os a par do que a empresa está passando, sendo algo negativo ou não.

Assim, eles não serão pegos de surpresa e não perderão a confiança em você.

TENTE SER O MAIS ÁGIL POSSÍVEL

Quem realmente quer saber como liderar em tempos de incerteza também precisa tentar ser ágil em suas tarefas e decisões.

Afinal, mudanças podem ocorrer do dia para a noite, e cabe a você saber se adequar a elas de modo a ajudar seus liderados.

Que tal qualificar sua liderança com Análise Comportamental?

One Comment

    Muiro interesante saber que vocês estejam compartilhando essas dicas, anciosas.

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