Como contratar colaboradores rápido, sem perder de vista o foco na produtividade e resultados.

Como contratar colaboradores rápido, sem perder de vista o foco na produtividade e resultados.

Existe uma triste realidade que não podemos negar: por diversos motivos uma empresa pode se ver sem um ou outro funcionário da noite para o dia, seja por ele ter “pedido as contas” ou por ter sido mandado embora por alguma razão. E é aí que começa a missão de contratar outra pessoa e a preocupação em relação ao tempo que ela irá levar para atingir a meta de produtividade adequada.

Essa pode ser também a sua preocupação, por isso confira, no decorrer desse artigo, o que você deve saber a respeito e o que deve ser feito para evitar perda de tempo e dinheiro.

Em no máximo quanto tempo precisa haver uma nova contratação?

Antes de mais nada, vale a pena se atentar ao fato de que, embora o indicado seja fazer uma contratação o quanto antes, fazê-la às pressas não é o ideal. Afinal, estamos falando de metas de produtividade e de resultados, sendo imprescindível contratar alguém que de fato possa alcançá-la.

O ideal, de qualquer forma, é manter a empresa sempre preparada para esse tipo de situação, com a criação de um “banco de talentos”, o que permite dar início às entrevistas imediatamente após o desligamento, se de fato for necessário.

Além disso, é extremamente recomendado que a empresa tenha a elaboração da sua Engenharia de Cargos e de modo a saber quais Skills (Hard e Soft) serão necessários para a função que precisa de reposição.

É possível, ainda, que algum outro colaborador possa ir fazendo o trabalho pendente, o que dá mais tempo à equipe responsável para a criação de um processo seletivo que realmente funcione.

Leia também: Como evitar as demissões inesperadas

Quanto à meta de produtividade e resultados…

Já em relação à meta de produtividade e resultados, também não existe necessariamente um prazo para cumpri-la, podendo ela estar atrelada ao período de experiência ou mesmo um prazo estabelecido em acordo entre as partes. Dependerá da necessidade da empresa.

Nele, a pessoa contratada pode atingir tudo o que foi planejado, ou ao menos mostrar que será capaz de atingir depois. Muitas vezes, não é possível que haja a entrega completa dos resultados no período de experiência. O segredo, nesse caso, é prestar atenção a detalhes simples, como:

  • Validar as competências técnicas e comportamentais exploradas na contratação;
  • A proatividade do contratado;
  • Sua capacidade de trabalhar em equipe;
  • Seu comprometimento com prazos;
  • Seu relacionamento com o líder direto;
  • Respeito as normas e procedimentos da empresa;
  • Sua transparência ao comunicar as dificuldades que está sentindo.

E, claro: a contratação feita da forma correta, como mencionado no tópico anterior, será de suma importância para que a meta de produtividade e resultados seja alcançada, por isso é importante, ainda, contratar quem possua o perfil comportamental que tenha a ver com a vaga em aberto. Isso precisa ter sido trabalhado na Engenharia de Cargos.

Trata-se de uma dificuldade comum para muitos gestores, mas com a ferramenta correta é possível contratar a pessoa certa para a vaga certa, com as características necessárias para as necessidades atuais da empresa.

Nossa dica, nesse sentido, é o Profiler DISC, que oferece informações rápidas e precisas para que o seu processo seletivo seja assertivo: em menos de 7 minutos você saberá o que precisa sobre o candidato avaliado, saiba mais aqui.

Leia também: Qual a melhor ferramenta DISC?

Lembre-se: quanto mais assertiva a contratação, mais rápido a meta de produtividade e resultados será atingida, o que irá te poupar tempo e dinheiro, uma vez que todo processo seletivo envolve algum tipo de custo e investimento.

Clique no link acima para saber mais sobre o Profiler DISC e se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato para uma conversa sem compromisso com a nossa equipe especialista em Gestão Comportamental.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *